Entre os Remédios Florais que compõem o Sistema de Bach, quatro foram preparados com flores de plantas que pertencem à FAMÍLIA ROSACEAE: Agrimony, Cherry Plum, Crab Apple e Wild Rose.
Bach as escolheu, entre as inúmeras espécies existentes nessa enorme família, certamente, ao entrar em sintonia com as vibrações que emanam, e associar as formas e características próprias de cada uma delas com as personalidades humanas e com as qualidades da alma que fazem desabrochar.
A FAMÍLIA ROSACEAE, é constituída por um número muito variado de espécies e é considerada uma das mais diversificadas entre as plantas que possuem raiz, caule, folhas, flores, sementes e frutos, as chamadas angiospermas.
Semelhante a uma família humana, vinculada pelo DNA a seus ancestrais e descendentes, uma família de plantas agrupa aquelas que apresentam caracteres comuns e que evoluíram a partir de um mesmo ancestral.
Por convenção, na classificação científica de uma planta, após seu agrupamento em uma determinada Família, em sequência descendente, são categorizados o Gênero e a Espécie a que pertencem, e que são nomeados em latim.
GÊNERO é um agrupamento de espécies de plantas que possue ancestrais comuns muito próximos e que apresentam um conjunto de características morfológicas e funcionais comuns, similares, que as distinguem das demais e que possibilitam a comprovação de sua classificação científica.
ESPÉCIE é um conjunto de plantas individuais muito semelhantes entre si e aos seus ancestrais e que se entrecruzaram. Várias espécies constituem um gênero.
O nome científico de uma planta, assim, é composto de duas partes: gênero e espécie
A família Rosaceae tem distribuição cosmopolita, ou seja, pode ser encontrada praticamente em qualquer lugar do mundo, desde que em condições adequadas para seu desenvolvimento. Representantes desta família apenas estão ausentes de regiões de gelos permanentes e desertos quentes e secos.
Inclui espécies com hábitos muito variados, assumindo a forma de herbáceas, subarbustos, arbustos e árvores. Apresenta grande diversidade de plantas ornamentais, como as roseiras, e frutíferas, como as macieiras.
AS QUATRO ROSÁCEAS
É a espécie mais comum de Agrimônia. Nativa do Velho Mundo, é uma rosácea que habita as regiões temperadas do hemisfério norte. Muito cultivada na Europa para fins medicinais.
Gosta de crescer em solos não cultivados, úmidos ou mesmo pantanosos, prados e pastagens, beira de estradas, bosques e florestas. Prefere lugares expostos à luz solar, geralmente ao lado de outras espécies de plantas que possam lhe fazer companhia.
É uma planta HERBÁCEA, perene, ereta e delgada, de altura variável entre 30 e 80cm.
Inteiramente verde e coberta por pelos macios e delicados. Possui folhas de tamanhos variados, quase todas situadas em sua base, profundamente serrilhadas, em formato semelhante ao das penas, de cor verde escuro por cima e esbranquiçado por baixo.
Parte aérea bastante característica: caule macio, maleável, não lenhoso, com flores amarelas, delicadamente aromáticas, pequenas e agrupadas, que vão se desenvolvendo ao longo de hastes longas, no formato de um espigão cônico.
As FLORES possuem cinco pétalas, medem cerca de 6 milímetros e diâmetro e duram apenas três dias, mas durante a primavera, espalham ao redor da planta um aroma intenso e refrescante.
Seus frutos secos e sementes em forma de pequenos sinos, apresentam dois espinhos em formato de gancho, que costumam grudar nas roupas das pessoas e nos pelos dos animais que dela se aproximam, manifestação peculiar e característica de sua necessidade de aproximação. Assim como as personalidades Agrimony, que buscam constantemente por companhia para evitar contato com suas questões existenciais mais profundas e com pensamentos que lhes causam tormento mental.
Com as flores da Agrimonya eupatoria, em 1930, Norfolk, região de Cromer, o Dr. EDWARD BACH preparou AGRIMONY, a 4ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo método SOLAR.
Prunus cerasifera
Espécie do gênero Prunus, a mesma das ameixeiras, cerejeiras, pessegueiros, damasqueiros e amoreiras. Considerada híbrida, resultante do cruzamento entre ameixeiras e cerejeiras realizado pelos antigos Persas.
ÁRVORE de pequeno porte, com hábitos arbustivos, o que causa dificuldade de sua caracterização como árvore ou arbusto. Atinge altura entre 3 e 4 metros. Coroa arredondada, aberta e espalhada. Estrutura de aparência frágil e delgada.
Utilizada como cerca viva de proteção, em casas, pomares e campos.
FLORES desabrocham entre final de Fevereiro e Abril. Apresentam-se individuais ou em pequenos aglomerados densos e pesados, chegando a curvar os pequenos galhos. São as primeiras flores brancas a surgirem na primavera, de intenso perfume. São pequenas, com cinco pétalas de um branco puríssimo e vibrante, que extasia os olhos e propicia calma e tranquilidade às mentes em conflito de sentimentos.
Com as flores de Prunus cerasifera, em Março de 1935, em Sotwell, o Dr. EDWARD BACH preparou CHERRY PLUM, a 20ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo método BOILING ou de Fervura.
CHERRY PLUM é um dos componentes do RESCUE™ REMEDY.
Malus pumila
ÁRVORE de pequeno porte, altura máxima de 10 metros. Pode apresentar variações em sua configuração física característica, aparentando ser um arbusto. Prefere lugares espaçosos, onde possa crescer livre e expor o brilho intenso de suas flores.
FLORES crescem em buquês. Botões rosa escuro de 3 a 4 centímetros de diâmetro, desabrocham no mês de maio, em flores brancas de cinco pétalas livres e estames dourados. Sob a ação do vento, as pétalas espalham-se pelo chão, formando um tapete branco sobre a vegetação rasteira.
A árvore em flor atrai a atenção pelo seu viço, luminosidade e beleza, transmitindo uma sensação de pureza em seu entorno e, consequentemente, de purificação interior.
Símbolo da purificação, considerada sagrada entre druidas e galeses.
Com as flores da Macieira Silvestre, Malus pumila, na primavera de 1935, região de Sotwell, o Dr. EDWARD BACH preparou CRAB APPLE, a 29ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo método BOILING ou de Fervura.
Rosa canina
ARBUSTO bastante frequente na natureza, cresce em bosques, limites de florestas, beira de caminhos e em cercas vivas. Trepadeira que adorna jardins, lugares e caminhos, anunciando a chegada do verão, com suas flores clássicas e românticas.
Espécie de escalada variável, geralmente mede entre 1 e 3 de altura, podendo chegar a mais de 5 m, até atingir o topo das árvores mais altas. Pode viver por muitos anos.
FLORES características, grandes e vigorosas, chegam a contrastar com a estrutura frágil da planta. Medem de 5 a 6 centímetros de diâmetro. Possuem cinco pétalas de aroma leve e doce, em forma de coração, achatadas, completamente abertas e disponíveis para receber e absorver a luz do sol.
As roseiras são espécies de plantas que acompanham a história da humanidade, sendo suas rosas, uma das flores mais populares no mundo, desde a antiguidade.
“Única entre as flores”, a rosa sofreu modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos, para que adquirisse suas características mais conhecidas: lindas pétalas, forte aroma e cores variadas. Considerada uma das flores que se encontram, na Natureza, em estágio evolutivo superior.
A Rosa canina é tida como ‘a flor do otimismo e do amor à vida’.
Reconhecida como sendo a “VERDADEIRA ROSA NATIVA DA INGLATERRA”.
Com as flores da Rosa canina, em 1935, em Sotwel, no final da primavera, o Dr. EDWARD BACH preparou WILD ROSE, a 36ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo Método Boiling ou de Fervura.
FLOR | • REMÉDIO • NOME CIENTÍFICO DA PLANTA .GRUPO |
DESCOBERTA • ORDEM • DATA • LOCAL |
MÉTODO DE PREPARO | VIRTUDES |
---|---|---|---|---|
.AGRIMONY Agrimonia eupatoria G5 – Hipersensibilidade a Influências e Opiniões Externas |
4ª – 1930 Cromer Norfolk |
Solar | .Verdade interior .Autenticidade .Paz mental |
|
.CHERRY PLUM Prunus cerasifera G1 – Medo |
20ª – 1935 Início da Primavera Sotwell |
Boiling ou Fervura | .Auto controle .Lucidez |
|
.CRAB APPLE Malus pumila G6 – Desalento e Desespero |
29ª – 1935 Primavera Sotwell |
Boiling ou Fervura | .Purificação física e mental .Auto estima .Auto aceitação |
|
.WILD ROSE Rosa canina G3 – Falta de Interesse no Presente |
36ª Verão Sotwell |
Boiling ou Fervura | .Interesse pela vida .Entusiasmo .Alegria |
ROSÁCEAS DE BACH
QUATRO flores com CINCO pétalas cada uma, característica sutil e sublime com que foram agraciadas, por pertencerem à família Rosaceae. Cada uma com seu potencial curativo, oferecendo à criatura humana a possibilidade de abreviar a dor, o sofrimento e a angústia decorrentes de suas atitudes equivocadas frente a fatos e situações da vida.
Agrimonia eupatoria
Prunus cerasifera
Malus pumila
Rosa canina
ofereceram ao Dr. Bach, com sua Alma inquieta e Mente investigativa, a oportunidade de preparar, diretamente da natureza, os Remédios Florais Agrimony, Cherry Plum, Crab Apple e Wild Rose, que ajudam a resgatar, respectivamente, a Verdade Interior, o Auto Controle, a Purificação Física e Mental e o Entusiasmo pela Vida.
Que trabalho lindo esse teu! Obrigada!!