Árvores > Beech
REMÉDIO FLORAL: BEECH
ÁRVORE: Fagus sylvatica
NOME EM PORTUGUÊS: FAIA
FAMÍLIA: FAGACEAE
Árvore altiva, bonita, porte imponente que impõe admiração, podendo alcançar até 40 metros de altura. Quando solitária, possui tronco mais curto e coroa grande e aberta.
Quando as árvores crescem em grupo, são mais altas, estreitas e apresentam menos galhos. Consideradas nativas no sul da Inglaterra e País de Gales, onde são comuns e amplamente plantadas, muitas vezes como cerca viva. Cultivadas em parques e jardins, por seu valor ornamental. Fornecem sombra abundante. Sensíveis à seca, inundações e geadas tardias e prolongadas de inverno. Desenvolvem-se melhor em solo calcário, úmido, fértil e bem drenado. Crescem bem em montanhas, chegando a formar lindos bosques, onde imperam sem concorrentes. É um tipo de árvore que não tolera conviver com outras espécies vegetais, tanto pela maneira como se utiliza do solo, como pela altura e estilo fechado de sua copa, que impedem a passagem da luz necessária à sobrevivência.
CASCA macia, cinza prata. MADEIRA de textura fina e uniforme, de fácil manuseio, é bastante utilizada na carpintaria, para fabricação de vários objetos, principalmente móveis.
RAÍZES raramente penetram o solo com profundidade; agarram-se superficialmente ao solo, espalhando-se para fora da terra o que, a despeito de sua aparência altiva e forte, acaba por deixar a árvore vulnerável. DECÍDUA, perde suas folhas no outono e inverno.
BROTOS das folhas parecem dedos que apontam incisivamente para o outro, denunciando falhas e defeitos, criticando posturas, tal como a personalidade Beech, com estado emocional em desequilíbrio.
FOLHAS apresentam formato oval e beiradas levemente dentadas. Medem de 4 a 9 centímetros de comprimento. Protegidas por pelos curtos, finos e macios. De tonalidade verde escura, vão mudando de cor e caem durante o outono.
FLORES masculinas e femininas desabrocham na mesma árvore, no final de abril e maio, juntamente com as folhas.
FLORES MASCULINAS apresentam talos longos, amarelados e pendentes; balançam e espalham o pólen ao sabor do vento.
FLORES FEMININAS apresentam-se nas pontas dos galhos; talos curtos, virados para cima. Das FLORES, na primavera de 1935, em Sotwell, o Dr. EDWARD BACH preparou BEECH, a 28ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo método BOILING ou de fervura. ESTADO EMOCIONAL CARACTERÍSTICO DE QUEM NECESSITA DA ESSÊNCIA: Postura intolerante, crítica, irritadiça e arrogante frente às imperfeições e limitações alheias. Condutas que afastam as pessoas, tal qual a árvore que impede o crescimento de outras espécies em seu derredor. POTENCIAL CURATIVO DA ESSÊNCIA – BENEFÍCIOS DO USO: Tolerância. Discernimento. Humildade. Reconhecimento, aceitação e respeito pelas diferenças individuais, com possibilidades efetivas de convivência agradável.
Das flores femininas nascem os frutos da árvore, o MAST, noz não comestível. O FRUTO é pequeno, simples, consistência seca. Forma-se dentro de uma cápsula de membrana farpada, que se abre em quatro pontas para permitir sua saída. Noz de semente oleoginosa, aparência lustrosa, levemente tóxica, consumida principalmente por roedores e pássaros.