Árvores > Cherry Plum
REMÉDIO FLORAL: CHERRY PLUM
ARBUSTO: Prunus cerasifera
NOME EM PORTUGUÊS: ABRUNHEIRO-DOS-JARDINS
FAMÍLIA: ROSACEAE
Árvore de pequeno porte, com hábitos arbustivos, o que causa dificuldade de sua caracterização como árvore ou arbusto. Atinge altura entre 3 e 4 metros. Coroa arredondada, aberta e espalhada. Estrutura de aparência frágil e delgada. Crescimento médio e lento, chega à maturidade aos 40 anos, podendo viver mais de 80 anos Originária da Ásia Central, até a região dos Balcãs. Espécie do gênero Prunus, a mesma das ameixeiras, cerejeiras, pessegueiros, damasqueiros e amoreiras. Considerada híbrida, resultante do cruzamento entre ameixeiras e cerejeiras realizado pelos antigos Persas. Utilizada como cerca viva de proteção, em casas, pomares e campos, e as mais jovens, para enxerto de plantas mais produtivas, principalmente cultivares. Costuma ser menos utilizada como planta ornamental, do que outra variedade, a “Pissardi” de folhagem purpura exuberante e floração maciça, que é muito popular em jardins.
TRONCO pouco espesso, apresenta várias listras a partir da raiz. Galhos e ramos finos e pequenos. Casca macia, marrom arroxeado ou castanho avermelhado, manchada, escamosa, com pequenos orifícios de arejamento e bordas visíveis, as lenticelas. CADUCIFÓLIA, ou seja, perde suas folhas no inverno.
FOLHAS nascem depois das flores. Possuem forma oval ou elíptica, estreita, podendo chegar a 6 centímetros de comprimento e 3 de largura. Beiradas dentadas cor verde escuro brilhante por cima e mais pálida, por baixo, com nervuras peludas.
FLORES desabrocham entre final de Fevereiro até Abril. São as primeiras flores brancas a surgirem na primavera, de intenso perfume. São pequenas, com cinco pétalas, de um branco puríssimo e vibrante, que extasia os olhos e propicia calma e tranquilidade às mentes em conflito de sentimentos. Apresentam-se individuais ou em pequenos aglomerados densos e pesados, chegando a curvar os pequenos galhos. Melhor floração em pleno sol.
FRUTOS aparecem de Julho a Agosto. Sua formação é esparsa e não acontece todos os anos. Medem de 2 a 3 centímetros de diâmetro. Vistosos, comestíveis, doces e suculentos, são semelhantes a cerejas com forma de ameixas. Ingeridos in natura, como geleias ou compotas. Verdes na primavera ou maduros no outono, amarelados ou vermelhos, são usadas em algumas regiões no preparo de sopas e refogados. FLOR
Com as flores de Prunus cerasifera, em Março de 1935, em Sotwell, o Dr. EDWARD BACH preparou CHERRY PLUM, a 20ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo método BOILING ou de Fervura.
ESTADO EMOCIONAL DE QUEM NECESSITA DA ESSÊNCIA
Medo de perder a razão e o controle dos pensamentos e ações. Natureza intensa e imprevisível. “Medo de perder a cabeça”. POTENCIAL
CURATIVO DA ESSÊNCIA – BENEFÍCIOS DO USO
Calma, serenidade, lucidez, auto – controle, mesmo em situações extremas. É o brilho intenso das flores penetrando a Alma, iluminando Mente e Coração, acalmando os impulsos e o medo, eliminando tensões, encorajando ações equilibradas. CHERRY PLUM é um dos componentes do RESCUE™ REMEDY. CHERRY PLUM pertence à mesma família do AGRIMONY, CRAB APPLE e WILD ROSE – ROSACEAE e, neste trabalho, será objeto de um Artigo específico intitulado “ROSÁCEAS DE BACH”