Pular para o conteúdo

SISTEMA FLORAL DE BACH: IMAGENS, PALAVRAS, SIGNIFICADOS.

Arbustos > Clematis

REMÉDIO FLORAL: CLEMATIS
ARBUSTO: Clematis Vitalba
NOME EM PORTUGÊS: ALEGRIA DOS VIAJANTES / BARBA DE VELHO
FAMÍLIA: RANUNCULACEAE

RANUNCULACEAE: Palavra de origem latina que significa ‘rānunculus’, ‘pequena rã’, pelo hábito anfíbio de várias espécies deste grupo.

CLEMATIS: nome que se origina do grego klεmαtis e significa “planta trepadeira”.

VITALBA: origem latina, significa “cor de vinho branco”.

Popularmente conhecida como:

“ALEGRIA DOS VIAJANTES”, por enfeitar estradas, trilhas, caminhos e campos ingleses, onde é comumente encontrada, alegrando olhos e corações dos viajores.

“BARBA DE VELHO”, por apresentar, no outono, fios alongados de cor prateada e aparência macia e aveludada, como uma lanugem, principalmente quando vista de longe.

clematis01-grande
Clique na imagem para ampliar

ARBUSTO de escalada, nativo da Europa. Adaptado a climas temperados.

TREPADEIRA que se espalha sem direção definida e vai subindo até o topo das árvores, em busca de luz mais abundante, indiferente às circunstâncias e condições  daquelas que lhe servem de arrimo.

Prefere solo calcáreo, fértil e drenável. Não suporta calor excessivo, seca, nem encharcamento.

Planta amarga, irritante e tóxica para animais e pessoas humanas, quando consumida fresca e pode destruir as membranas das mucosas quando colocadas diretamente nas fossas nasais. Arbusto decíduo. 

Clique na imagem para ampliar

Planta ornamental, cultivada nas beiras de caminhos, em cercas vivas, muros, treliças e outros suportes. Muito utilizada em projetos paisagísticos, pela beleza de sua folhagem e delicadeza de suas flores abundantes.

clematis03-grande
Clique na imagem para ampliar

CAULES aéreos, de cor marrom claro, lenhosos, estruturas finas e longas, não ramificadas, que vão se enrolando e se emaranhando durante o crescimento, na  busca  de  sustentação para sobreviver, uma vez que não  possuem a força necessária para manterem-se eretos por si mesmos. Com o decorrer do tempo vão se tornando mais grossos e com casca fibrosa. Em algumas regiões chegam a ser utilizados para produção de cestarias.

clematis04-grande
Clique na imagem para ampliar
clematis05-grande
Clique na imagem para ampliar

FOLHAS compostas, 3 a 5 por pecíolo, terminando com apenas uma em sua extremidade.  Forma oval-lanceolada, irregularmente denteada, cor verde claro vivo. Pecíolos flexíveis balançam ao vento, dando à planta uma característica de leveza e suavidade.

clematis06-grande
Clique na imagem para ampliar
clematis061-grande
Clique na imagem para ampliar

FLORES de um branco opaco ou cremoso, isoladas ou reunidas em pequenos cachos indefinidos, que se abrem sucessivamente na extremidade dos ramos. Não possuem pétalas e, sim, quatro sépalas, como se fossem pétalas falsas. Seus pedúnculos, hastes que as sustentam e ligam ao caule, assim como as sépalas, são revestidos de pelos. Estames longos crescem bem próximos uns aos outros, formando um tufo central bastante característico.

Flores são hermafroditas ou monóicas, ou seja, que apresentam órgãos reprodutores de ambos os sexos, masculino e feminino. Possuem  odor  característico, que atrai os insetos na época da fecundação.

A FLORAÇÃO se estende pelos meses quentes. Muito decorativa, principalmente ao cair das folhas.

clematis07-grande
Clique na imagem para ampliar
clematis08-grande
Clique na imagem para ampliar

FRUTOS simples, secos, pequenos, agrupados em torno de 20 unidades, revestidos por um conjunto de pelos curtos, finos e macios, que lhe conferem uma aparência característica. Portam uma única semente de cor preta, pontuda, com cauda espessa e resistente.

clematis09-grande
Clique na imagem para ampliar
clematis010-grande
Clique na imagem para ampliar

Necessitam da força do vento para se desprender, se espalhar, e conquistar novas áreas, longe da árvore mãe. Voam,  pousam no solo, fixam-se por meio da cauda, enterram-se e enraízam-se.

Com as flores de Clematis vitalba, em 1928 na região de Gales o Dr. EDWARD BACH preparou CLEMATIS, a 3ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, então pelo método homeopático, passando a utilizar o Método Solar após sua descoberta, em 1930.

ESTADO EMOCIONAL CARACTERÍSTICO DE QUEM NECESSITA DA ESSÊNCIA

Falta de atenção, concentração, foco, praticidade e de concretização de ideias. Sonhador. Indiferença frente às circunstâncias da vida ao seu redor. Como a trepadeira que não consegue sustentar-se sozinha no solo

POTENCIAL CURATIVO DA ESSÊNCIA – BENEFÍCIOS DO USO

Vivo interesse por todas as coisas. Visão realista da vida, pés no chão, resoluto. CLEMATIS é uma das cinco essências componentes do RESCUE™ REMEDY.

plugins premium WordPress