Pular para o conteúdo

SISTEMA FLORAL DE BACH: IMAGENS, PALAVRAS, SIGNIFICADOS.

Árvores > Crab Apple

REMÉDIO FLORAL: CRAB APPLE
ÁRVORE: Malus pumila
NOME EM PORTUGUÊS: MACIEIRA SILVESTRE
FAMÍLIA: ROSACEAE

crab-apple
Clique na imagem para ampliar

ÁRVORE de pequeno porte, altura máxima de 10 metros. Pode apresentar variações em sua configuração física característica, aparentando ser um arbusto. Prefere lugares espaçosos, onde possa crescer livre e expor o brilho intenso de suas flores. Encontrada mais facilmente no Sul da Inglaterra. Símbolo da purificação, considerada sagrada entre druidas e galeses.

GALHOS enlaçados uns nos outros, abundante ramificação.

crabapple02-grande
Clique na imagem para ampliar
crabapple03-grande
Clique na imagem para ampliar

CASCA parda, sulcada, aparência enrugada, chega a descascar com facilidade. Emana um cheiro característico adocicado, na época das floradas. DECÍDUA, perde suas folhas no outono.

FOLHAS simples, alternadas, elípticas, de tom verde escuro na parte de cima e mais claro na parte de baixo. Tamanho aproximado de 5 centímetros, margens denteadas.

crabapple04-grande
Clique na imagem para ampliar
crabapple05-grande
Clique na imagem para ampliar

Flores crescem em buquês. Botões rosa escuro de 3 a 4 centímetros de diâmetro, desabrocham no mês de maio, em flores brancas de cinco pétalas livres e estames dourados. Sob a ação do vento, as pétalas espalham-se pelo chão, formando um tapete branco sobre a vegetação rasteira. A árvore em flor atrai a atenção pelo seu viço, luminosidade e beleza, transmitindo uma sensação de pureza em seu entorno e, consequentemente, de purificação interior.

Seus frutos são maçãs pequenas, não comestíveis de tons verde dourado, resistentes ao inverno. A disposição das sementes em seu interior, em corte transversal, revela o desenho de um pentágono, símbolo do poder, do saber e da perfeição.

crabapple06-grande
Clique na imagem para ampliar
crabapple07-grande
Clique na imagem para ampliar

Com as flores da Macieira Silvestre, Malus pumila, na primavera de 1935, região de Sotwell, o Dr. EDWARD BACH preparou CRAB APPLE, a 29ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo método BOILING ou de Fervura.

ESTADO EMOCIONAL CARACTERÍSTICO DE QUEM NECESSITA DA ESSÊNCIA

Sensação de impureza física e mental. Auto imagem negativa. Preocupação exagerada com questões irrelevantes de saúde e com organização e limpeza de ambientes.

POTENCIAL CURATIVO DA ESSÊNCIA – BENEFÍCIOS DO USO

“Purificação física e mental.” São suas flores cheias de luz adentrando a Alma e promovendo limpeza e aceitação de si mesmo, proporcionando oportunidades de convivência saudável com as imperfeições próprias e do ambiente. Auto estima.

SIMBOLOGIA DA MAÇÃ

A maçã está presente no imaginário simbólico dos povos. Acompanha a história da humanidade desde os “Tempos Bíblicos”, em que Adão e Eva viviam no “Paraiso” e foram proibidos, por Deus, de comer do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Contém, em si, a representação de uma DUALIDADE, uma necessidade de fazer escolhas, que acompanha a criatura humana em toda sua trajetória evolutiva através dos séculos.

Maçã, alimento prodigioso: fruto do Conhecimento Unificador, da Verdade, da conexão com Deus, do caminho espiritual, do gozo eterno, da alegria e da felicidade imorredoura. Maçã, alimento proibido, amaldiçoado: fruto do conhecimento desintegrador, da desobediência, do pecado, da predominância da ilusão e desejos terrenos, que provocam a queda do homem e sua separação de Deus.

Por um lado, símbolo da vida, do amor, da fecundidade, da paz, da imortalidade. O caminho das virtudes: fé, esperança, coragem e luz! Por outro, símbolo da magia, da sedução, da tentação, da perda da pureza, das discórdias, maldições, mazelas, sombras e obscuridade! Ambivalência interna do homem, em sua trajetória física e espiritual. Escolha e decisão entre o bem e o mal que duelam dentro de si, ainda nestes tempos contemporâneos: Tendências sombrias que o levam a afastar-se de sua Essência Divina, de suas Virtudes, a ter “falhas e desequilíbrios”, a adoecer moral, física e emocionalmente, a afastar-se de Deus e de seu “Eu Superior”. Qualidades do Espírito Imortal que vão sendo adquiridas, introjetadas e aperfeiçoadas ao longo de suas existências. Sabor inigualável da maçã, fruto maravilhoso da macieira, a nos alimentar e saciar fome e sede de pureza, harmonia e amor.

CRAB APPLE pertence à Família ROSACEAE , a mesma do AGRIMONY, CHERRY PLUM e WILD ROSE que, neste trabalho, será objeto de um Artigo específico intitulado “ROSÁCEAS DE BACH”

  
plugins premium WordPress