Pular para o conteúdo

SISTEMA FLORAL DE BACH: IMAGENS, PALAVRAS, SIGNIFICADOS.

CROMER

CROMER é uma cidade litorânea inglesa, situado na extremidade da costa norte de Norfolk. Foi fundada no início do século XIX pelos vitorianos e desenvolveu,  ao longo dos séculos, uma rica história ligada ao mar. Cidade de pescadores, atualmente famosa por seus caranguejos e lagostas.

É uma cidade de jardins delicados, como se pode observar pelo calçadão de sua orla superior, no percurso que leva ao Píer.

Cromer está diretamente associada à história de vida do Dr. Edward Bach. Após abandonar sua carreira médica em Londres e morar alguns meses em Gales, fixou residência em Cromer, no período de 1930 a 1934. Morou em duas casas.

Esta era sua casa preferida, onde morou a maior parte do tempo, nos arredores do Píer, com vista para o mar e a estação salva vidas.

Localizada no Brunswick Terrace, 4, em meio a uma fileira de casas de estilo vitoriano. 

Esta casa é localizada  na St Mary’s Road, 4

Vista de seus arredores.

Em 2014, por ocasião de nossa visita a Cromer, em nenhuma das casas havia referência de que haviam sido habitadas pelo Dr. Bach. Ao redigir este artigo, em maio de 2020, encontramos informações, no site www.creaturecomforters.org, de que, no início de 2017, em cerimônia pública, foi colocada uma” Placa Azul” na casa de Brunswick Terrace, com os seguintes dizeres:

CONSELHO DA CIDADE DE CROMER
EDWARD BACH  1886-1936
HOMEOPATA E ESCRITOR ESPIRITUAL
VIVEU EM CROMER 1930 – 1934
ENCONTRE SUA HISTÓRIA NO MUSEU DA CIDADE DE CROMER

Mirante:  talvez um local ideal para os dias de sol ameno e brisa  leve ou, quem sabe, para os momentos de introspecção e contemplação.

O Red Lyon, Pub que costumava frequentar e onde gostava de tomar cerveja e observar as pessoas.

Ruas da cidade por onde certamente caminhava.

A PRAIA de CROMER estende-se ao longo de quilômetros. Plana, águas cristalinas que se confundem, no horizonte, com o céu azul. Em suas areias macias, uma faixa de cascalhos coloridos encanta aos que gostam de observar e apreciar as peculiaridades do lugar.

HOTEL DE PARIS, uma majestosa construção vitoriana,  em frente à entrada do Píer, com sua maravilhosa e pitoresca vista. Nos fundos, a não menos imponente torre da Igreja de São Pedro e São Paulo, a mais alta entre as igrejas paroquiais de Norfolk, exibindo, no horizonte, seus exuberantes 58 metros.

The Church of St Peter and St Paul, a Igreja Paroquial de Cromer, foi construída no séc.XIV, quase demolida no séc. XVIII e totalmente restaurada no final do séc. XIX. Está localizada no centro da cidade.

O CROMER PIER, inaugurado em 1901, é exemplo duradouro da arquitetura vitoriana, uma construção grandiosa, que se projeta para o mar, para atracação de embarcações. Reconhecido como um marco histórico em torno do qual gira a vida da cidade, com fundamental importância e destaque.

Nele  se encontra instalado o  PAVILION THEATRE, que também remonta a 1901 e que apresenta, anualmente, grande variedade de espetáculos  artísticos e culturais à beira mar, atraindo turistas e cidadãos locais.

A maior tradição da cidade, também localizada no famoso  Píer, é a CROMER LIFEBOAT STATION, a mais famosa estação de barcos salva vidas do Reino Unido. Ligada à RNLI, Royal National Lifeboat Institution, Instituição Nacional de Conservação de Vida em Naufrágio, a maior instituição de caridade que salva vidas no mar ao redor das costas do Reino Unido e da República da Irlanda.

A história da Estação Salva Vidas de Cromer pode ser conhecida e revivida no Henry Blogg Museum, na Rocket House, à beira mar, a leste do píer.

Cromer é a cidade natal de  HENRY BLOGG, um timoneiro que viveu entre 1876-1954 e que serviu por 53 anos nos botes salva vidas locais. Homem de admirável personalidade e capacidade de liderança, soube conduzir com sucesso sua equipe, realizando 387 resgates e salvando a vida de 873 pessoas. Foi o lifeboatman mais condecorado da história da RNLI.

O Henry Blogg Museum foi fundado para homenagear esse herói nacional.

“Henry Blogg” é também o nome do bote salva-vidas mais famoso da história da instituição. Esteve por dez anos na estação de Cromer, entre 1935 e 1945,  faz parte da Frota Histórica Nacional  e encontra-se preservado no Museu da RNLI, em Cromer.

O Dr. Bach nutria  grande admiração pelo trabalho árduo e bravura dos homens que salvavam vidas em meio ao mar agitado por grandes tempestades. Sua história se associa diretamente à da Estação Salva Vidas de Cromer, em dezembro de 1933, ao testemunhar o resgate de um pescador que chegou à praia quase congelado, delirando e espumando pela boca. Nessa ocasião, o Dr. Bach teria usado pela primeira vez uma mistura de Clematis, Impatiens e Rock Rose, primeira fórmula do Rescue™ Remedy,  umedecendo seus lábios e prestando-lhe, com muito sucesso os primeiros socorros, antes de ser levado ao hospital.

Saindo da praia, em caminhada reveladora, em poucos minutos se chega ao Royal Cromer Golf Club. 

Logo se observa um  cinturão verde amarelo de GORSES NATIVAS, ao longo do campo de golfe, pelas encostas e cobrindo penhascos, com suas flores exuberantes irradiando a energia do sol e contrastando com o azul do céu e do mar.

Certamente lugares por onde andou o Mestre, com seus velhos sapatos, nos anos 30 do século 20.

A descida é íngreme e exige atenção e foco, mas mesmo assim não se perde o encantamento que a experiência única proporciona nem tampouco a oportunidade de apreciar a escalada das CLEMATIS sobre as árvores do caminho, minutos antes de se fechar o circuito pela praia. 

EDWARD BACH gostava de viver à beira mar, mas muito provavelmente, ao escolher CROMER,  foi guiado por sua extraordinária intuição, uma vez que  seu Estado de Alma sempre foi o fio condutor a indicar os caminhos para descoberta dos remédios florais.

Desenvolveu muitas pesquisas, andando livre por seus campos e colinas verdejantes, matas selvagens, parques, bosques, penhascos e íngremes encostas, dia após dia, atento às suas observações, impressões, emoções e às oferendas da natureza através das plantas e flores. 

Em 1930, durante os meses de Agosto e Setembro, logo após ter-se mudado para Cromer  descobriu, na cidade e  arredores,  seis novas essências florais:

– Agrimony – a primeira em Cromer, mas a 4ª de seu  Sistema.

Chicory – 5ª.  –  Vervain – 6ª.  –  Centaury – 7ª.  –  Cerato – 8ª.  –  Scleranthus – 9ª.

Em Abril de 1933, no início da primavera, descobriu Oak, perto de Cromer; a 14ª de seu Sistema.

No período em que residiu em Cromer, o Dr. Bach  passou grande parte do tempo viajando por várias cidades da Inglaterra e do País de Gales, buscando novos remédios florais em outros locais, sempre movido pela sua inquietude, intuição e interesse de encontrar um novo sistema de cura junto à natureza.

Preparou todos esses remédios pelo MÉTODO SOLAR, que desenvolveu em Abersoch, País de Gales, em Maio de 1930.

Em Cromer também conheceu Victor Büllen, um construtor e curador local, grande colaborador e companheiro, com quem conviveu até seus últimos dias e a quem, juntamente com Nora Weeks, sua incansável assistente, confiou antes de sua morte, todo seu legado como criador do Sistema  Floral,  para que pudessem, assim, consolidar seu trabalho. 

CROMER, uma cidade inspiradora para Edward Bach.

EDWARD BACH, uma eminente figura da história de Cromer.

Laços definitivamente estabelecidos nessa jornada terrestre e espiritual e que serão rememorados sempre que se buscar informações sobre a Cidade ou sobre o Médico que preferia ser chamado de “HERBALISTA”.

Visitamos Cromer, lugar tranquilo e feliz, em 02.05.2014, em viagem organizada e supervisionada pela Dra. Carmen Monari, Médica Homeopata e Practitioner de Bach, do Instituto Bach de Campinas, Representante do Bach Centre da Inglaterra no Brasil e em Portugal.

Foi um dia inesquecível, de profunda imersão na história viva do Dr. Edward Bach em Cromer.

GRATIDÃO, SEMPRE!

1 comentário em “CROMER”

  1. Parabéns querida pela superação de todos os desafios e iniciar o seu sonhado site no dia do seu aniversário e da partida de Bach dessa planeta. Está lindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress