Árvores > Elm
REMÉDIO FLORAL: ELM
ÁRVORE – Ulmus procera
NOME EM PORTUGUÊS: OLMO
FAMÍLIA: ULMACEAE
ÁRVORE majestosa, muito comum e popular no Reino Unido, onde se acredita ter sido introduzida pelos romanos. Conhecida por sua beleza, chega a crescer até 40 metros e viver 500 anos. ULMUS – nome latino clássico para o Olmo PROCERA – de origem latina, significa “alto”, importante, notável. Amplamente utilizada na demarcação de propriedades, como cerca viva e como ornamentação em ruas, avenidas e grandes áreas paisagísticas. COPA larga no topo, compacta e arredondada. Prefere solos úmidos, férteis, bem drenados. Iluminação com semi sombra e exposição ao sol.
TRONCO resistente, cuja MADEIRA grossa e forte, de alta qualidade, tem sido empregada na produção de móveis, cubos de rodas de vagões, pequenas obras de marcenaria. Resiste muito bem a condições molhadas, motivo pelo qual foi popularmente utilizada para construção de quilhas e cascos de barcos, fundações e pontes. CASCA de cor marrom escuro acinzentado, com fissuras verticais.
Alameda de Elm no Parque Nacional de Snowdonia, país de Gales.
GALHOS assimétricos e espalhados, com grande quantidade de ramos menores DECÍDUA: perde suas folhas no inverno. FOLHAS de tom verde limão dourado, vão se transformando em marrom avermelhado durante o outono, embelezando e iluminando a paisagem.
São folhas simples, alternadas, podendo medir entre os 8,5 e os 12 cm de comprimento por 6 cm de largura, plissadas e geralmente assimétricas, desiguais na base, o que lhes confere uma característica típica e peculiar.
FLORES hermafroditas, ou seja, possuem órgãos reprodutores dos 2 sexos; cor rosa avermelhado. Desabrocham no início da primavera, entre fevereiro e abril, antes do ressurgir das folhas. São diminutas, numerosas e crescem em forma de cachos.
As flores dão origem às SAMARAS, FRUTOS pequenos, secos, providos de asa e que, conduzidos pelo vento, conseguem voar até longas distâncias.
Com as flores de Ulmus procera, no inicio da primavera 1935, em Sotwell, o Dr. EDWARD BACH preparou ELM, a 21ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo método BOILING ou de Fervura.
ESTADO EMOCIONAL CARACTERÍSTICO DE QUEM NECESSITA DA ESSÊNCIA:
Sobrecarga de responsabilidades impostas pela vida. Cansaço, desânimo, sentimento de inadequação e de incapacidade de dar conta dos compromissos assumidos.
POTENCIAL CURATIVO DA ESSÊNCIA – BENEFÍCIOS DO USO:
Facilidade para equacionar problemas e buscar soluções. Autoconfiança. Tranquilidade mental.
PECULIARIDADE
A Ulmus procera é uma espécie extremamente vulnerável à “doença do Elm Holandês”, um fungo devastador, conhecido como “câncer dos olmos”, que surgiu na década de trinta durante a Segunda Guerra Mundial, sendo até hoje, responsável pela devastação da população de Olmos, inclusive em florestas. Estudos vem sendo realizados com objetivo, não só de salvar árvores, mas também de desenvolver resistência à doença, nas saudáveis. Apelos vem sendo feitos para incentivar o plantio, recuperar a perda sofrida, garantir a presença dessa árvore para as novas gerações e restaurar a beleza das paisagens.