Pular para o conteúdo

SISTEMA FLORAL DE BACH: IMAGENS, PALAVRAS, SIGNIFICADOS.

Arbustos > Gorse

REMÉDIO FLORAL: GORSE
ARBUSTO: Ulex europaeus
NOME EM PORTUGUÊS: CHOUPO TREMEDOR
FAMÍLIA: LEGUMINOSAE

gorse01-grande
Clique na imagem para ampliar

PLANTA ARBUSTIVA espinhosa. Nativa da Europa.

Espécie exótica, geralmente introduzida em uma região com fins ornamentais ou para formação de cercas vivas intransponíveis. 

TRONCO geralmente rastejante podendo, também, apresentar-se ereto, quando chega a atingir até 3 metros de altura. Ramificação compacta de cor verde escura.

Espécie bastante adaptável.

Prefere terrenos áridos, pedregosos, não cultivados, sendo facilmente encontrada em:

gorse02-grande
Clique na imagem para ampliar

Beiras de estradas

gorse04-grande
Clique na imagem para ampliar
gorse03-grande
Clique na imagem para ampliar
gorse05-grande
Clique na imagem para ampliar

Margens de Rios

gorse06-1-grande
Clique na imagem para ampliar
gorse06-grande
Clique na imagem para ampliar

Encostas

gorse08-grande
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
gorse09-grande
Clique na imagem para ampliar

Zonas de matagais

Geralmente apresenta formações maciças, de comportamento INVASOR, que impede o desenvolvimento da vegetação nativa e extermina as demais espécies, dominando por completo extensas áreas.

Caracteriza-se, também, por uma grande facilidade de disseminação e capacidade de rebrotamento, após corte ou queima. Sua garra de vida vai além da força destruidora dessas ações humanas. Não se deixa abater pelo infortúnio. Ao contrário, deixa-se levar por diferentes estradas e caminhos, nas rodas dos veículos e na sola dos calçados dos que dela se aproximam… e segue ganhando mundo. Carrega em si energia vital, luz e otimismo, como a ESPERANÇA que anima a alma humana. Impulsiona mente, vontade e coração, por acreditar no futuro e na força criadora do Universo, amorável e infinita. 

Arbusto poderoso, EVERGREEN.

gorse011-grande
Clique na imagem para ampliar

Quando jovem, possui folhas normais, trifoliadas e numerosas, distribuídas ao longo dos pecíolos e que conseguem ser comidas pelos animais.

gorse012-grande
Clique na imagem para ampliar

Com o passar do tempo, vão se transformando em espinhos rígidos, robustos e abundantes, cor verde acinzentado, de até 2,5 cm de comprimento.

gorse013-grande
Clique na imagem para ampliar

Essas folhas espinhosas e pontiagudas entrelaçam-se aos galhos e caules e vão formando um emaranhado de forte coesão e resistência.Para a planta, esses poderosos espinhos conservam sua integridade, defendendo-a de ser comida pelos animais. Para o animal, é uma planta agressiva, que impede sua aproximação.

gorse014-grande
Clique na imagem para ampliar

Quando florida, torna-se uma planta decorativa atraente, de grande beleza. Suas FLORES são de um amarelo dourado vibrante e exalam um perfume adocicado, atraindo as abelhas para a polinização.

Sob a Sol, o contraste entre o sempre verde vivo de seus ramos e o amarelo ouro de suas flores delicadas e cheias de esplendor, transforma-se em fonte brilhante de luz e calor, que nos ajuda a combater a desesperança, o desencorajamento e o  pessimismo. As fortes vibrações de Esperança e Força de Vida que emanam, nos impulsionam a enfrentar os obstáculos e desafios de nossa jornada evolutiva.

Como pertence à família das leguminosas, suas flores produzem frutos em forma de vagem, oval, com comprimento entre 11 a 20 mm, contendo de 4 a 6 sementes.

Quando jovens, as SEMENTES são densamente cobertas por uma penugem macia, de cor verde acastanhado e, quando maduras, apresentam-se secas e negras. As VAGENS abrem-se  e lançam as sementes ao solo, para longe da planta mãe, onde podem ficar adormecias por aproximadamente  50 anos.

gorse015-grande
Clique na imagem para ampliar

Com as flores de Ulex europaeus, na Páscoa de 1933, em Marlow, o Dr. EDWARD BACH preparou GORSE, a 13ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo Método Solar.

ESTADO EMOCIONAL CARACTERÍSTICO DE QUEM NECESSITA DA ESSÊNCIA

Desolação. Desesperança. Desânimo profundo, pessimismo frente às adversidades, desistindo da luta.

POTENCIAL CURATIVO DA ESSÊNCIA – BENEFÍCIOS DO USO

Força de luta e visão de novas perspectivas e oportunidades. Esperança sempre, mesmo nos momentos de adversidade.

HÁ GORSES NO BRASIL

Tomei conhecimento deste fato ao pesquisar sobre  a Ulex europaeus no site C&D- Revista Eletrônica da Famor, Vitória da Conquista, V.8, N.2, p. 169-181, jul/dez 2015 – Artigo de Fabiane da Silva Prestes e Janaine Trombini, que expõe sobre a introdução, disseminação e controle da espécie na área de proteção ambiental ROTA DO SOL/ R.S.

HÁ GORSES POR TODA INGLATERRA E REINO UNIDO, COMO SE PODE CONSTATAR NO ARTIGO QUE DENOMINAMOS “CAMINHOS DA ESPERANÇA”

plugins premium WordPress