Grupos > Grupo 02 > INcerteza e INsegurança
I – “IN”CERTEZA? - “IN”SEGURANÇA?
IN: Prefixo de negação, ou seja, negação prévia do sentido da palavra.
Ausência de certeza e de segurança: estados emocionais em que prevalecem o desânimo, a falta de autoconfiança, a vontade fraca e a dúvida. Os Remédios Florais deste grupo, são indicados para quem se encontra abalado pela falta de fé e não consegue mais ouvir sua voz interior nem se conectar com os ditames de sua alma.
Para quem perdeu a esperança de viver dias melhores, de curar suas doenças e de obter alívio para seus sofrimentos.
Apropriados para pessoas que não encontram energia, disposição e prazer em realizar as coisas simples do cotidiano, adiando tarefas e responsabilidades. Para quem tem dificuldade de decidir entre duas alternativas ou vive hesitando diante das decisões tomadas. Adequado às pessoas que ainda não definiram seus propósitos de vida e se encontram confusas, sem chão , sem rumo e sem ter onde chegar.
II - ESTADOS EMOCIONAIS EM DESEQUILÍBRIO
INCERTEZA e INSEGURANÇA
Clique para obter descrição específica de cada Remédio Floral
CERATO - Ceratostigma willmottiana
FALTA DE CONFIANÇA NAS PRÓPRIAS DECISÕES
A personalidade Cerato sabe o que quer e toma decisões. Só que fica em dúvida em relação ao que decidiu porque não confia em sua sabedoria interior, convicções e julgamentos. Hesita e vai buscar fora de si a aprovação de que necessita para validar e sustentar suas ações, tornando-se dependente dos conselhos alheios. Inseguro.
Tende a ser bastante racional, falar demais, fazer muitas perguntas e a sugar a vitalidade das pessoas, na tentativa de confirmar suas opiniões.
Frequentemente confusa, insegura e incapaz de delimitar o certo e o errado, de manter as decisões que toma e de fazer rapidamente o que, intuitivamente, já sabe que deve ser feito. Acaba, então, por imprudência, sendo alvo de má orientação e influenciação e termina seguindo por caminhos equivocados.
Reluta em acreditar na sua intuição, essa voz interior que emana do Eu Superior e que fala com o coração, o que, certamente dissiparia suas dúvidas e inseguranças, evitando desânimo, sofrimento e perda de tempo.
PALAVRAS – CHAVE
BAIXA AUTOCONFIANÇA – DES NIMO – DÚVIDA – HESITAÇÃO – IMPRUDÊNCIA – INFLUENCIAÇÃO – INSEGURANÇA
– BAIXA AUTOCONFIANÇA: falta de crença em si mesma, em suas habilidades e capacidades de realização. Tendência a subestimar-se perante os outros, a não defender seus pontos de vista, a fazer concessões e evitar situações de pressão e conflito, medo de errar e de arriscar, pela falta de perspectiva de que algo bom venha a acontecer.
– DES/ NIMO: Falta de ânimo, de vigor e de coragem, diante do perigo e outras situações que exigem disposição de espírito, determinação, força de luta e tomada de decisão.
– DÚVIDA: estado de desconfiança, suspeita, incerteza em relação a ideias, fatos e opiniões. Hesitação entre duas ou mais possibilidades de escolha, decisão e ação.
– HESITAÇÃO: estado de dúvida, de falta de firmeza diante da necessidade de decidir entre duas ou mais alternativas; de posicionar-se resolutamente diante dos fatos e situações da vida.
– IM/PRUDÊNCIA: Falta de prudência e moderação ao agir. Ausência de cautela, de precaução, de cuidado, ao executar uma ação, expondo-se, desnecessariamente, ao erro e ao risco. Comportamento de precipitação, irresponsável e negligente.
– INFLUENCIAÇÃO: efeito que as ideias, opiniões, crenças e valores de outras pessoas exercem sobre nosso pensamento, de forma tão convincente, a ponto de nos deixarmos subjugar por elas, alterando e limitando nossa conduta e nos afastando de nossos objetivos. Tendência a receber e absorver, sem muita reflexão, as impressões e influências do mundo externo. Suscetibilidade.
– IN/SEGURANÇA: ausência de segurança. Estado emocional em que a pessoa se vê tomada por uma sensação constante de desconforto, angústia, medo, nervosismo e ansiedade, por não acreditar em si mesma e em sua capacidade de realização. Apresenta dificuldade para definir os propósitos de vida, tomar decisões e conviver com pessoas que considera mais competentes. Convive com pensamentos e atitudes autolimitantes. Propensa a desenvolver comportamentos compensatórios, como timidez, agressividade, arrogância, dominação, como estratégias, conscientes ou inconscientes, para suportar e conviver com seus conflitos emocionais.
- Você poderá complementar informações, acessando:
CERATO
GENTIAN - Gentiana amarella
DESÂNIMO DE CAUSA CONHECIDA
Remédio Floral indicado para pessoas que tiveram abalada sua força de luta, após passarem por uma grande adversidade, sofrimento ou decepção. Perderam a fé, crença íntima e incondicional, que as impulsionava a realizar com satisfação os compromissos do cotidiano, a enfrentar imprevistos, contratempos e obstáculos do caminho e a superar os desafios.
Duvidam de tudo e de todos, inclusive das forças espirituais e divinas, ignorando antigas crenças e valores. Tendem a ser céticas assumindo, habitualmente, atitudes de incredulidade frente às mais variadas situações.
Sentem-se tomadas pelo desânimo, tristeza, melancolia e até pela depressão, o que abala seus alicerces interiores e enfraquece sua disposição de espírito e determinação.
Vacilam diante da menor contrariedade, perdem a autoconfiança, a fé e a convicção de que conseguirão solucionar, satisfatoriamente, os problemas conhecidos que as afligem.
PALAVRAS – CHAVE
CETICISMO/DESCRENÇA/INCREDULIDADE – DESALENTO/ DES NIMO– DESENCORAJAMENTO – DESILUSÃO – DESINTERESSE – DÚVIDA. TRISTEZA/ MELANCOLIA/ DEPRESSÃO.
O sentido de várias dessas palavras-chave possui uma relação de proximidade muito grande, de forma que podem ser usadas no mesmo contexto, sem que se altere seu significado.
– CETICISMO/DESCRENÇA/INCREDULIDADE:
CETICISMO: estado de quem duvida de tudo, inclusive das coisas da fé e em Deus. Descrença, incredulidade.
DESCRENÇA: falta ou perda de crença em alguém ou algo; incredulidade. Falta de fé ou de convicção íntima
INCREDULIDADE: estado, atitude, tendência de quem não se deixa facilmente convencer; ceticismo
– DESALENTO/DES NIMO:
DESALENTO: falta de alento de ânimo, de coragem, de vigor.
DES NIMO: ausência de ânimo, de vigor e de coragem, diante do perigo e de situações que exigem disposição de espírito, determinação, força de luta e tomada de decisão. Desacorçoo.
– DESENCORAJAMENTO: falta de coragem, de ânimo, de estímulo e de fé diante dos acontecimentos.
– DESILUSÃO: sentimento de quem interpreta erroneamente fatos e sensações e se deixa levar por falsa aparência, fantasia ou devaneio. Toma uma coisa pela outra e, no final, acaba tendo uma grande decepção. Desengano. “Só se desilude quem se ilude”.
– DESINTERESSE: ausência de interesse por algo ou alguém. Estado de espírito caracterizado pela falta de atenção, empenho e cuidado; negligência. Indiferença.
– DÚVIDA: estado de desconfiança, suspeita, incerteza em relação a ideias, fatos e opiniões. Hesitação entre duas ou mais possibilidades de escolha, decisão e ação.
– TRISTEZA/ MELANCOLIA/DEPRESSÃO: conceitos diferentes, mas facilmente confundidos e tidos como sinônimos, por apresentarem vários pontos em comum. Entretanto, diferem quanto aos fatores desencadeantes, intensidade e tempo de duração.
TRISTEZA: estado afetivo em que a pessoa se encontra, temporariamente, dominada pela falta de alegria, aflição, desalento, desânimo. Sentimento circunstancial, passageiro, que geralmente se apresenta em momentos de perdas, mudanças ou infortúnios, mas que não chega a afetar a saúde e o desempenho.
MELANCOLIA: estado contínuo de tristeza e apatia, frente aos acontecimentos. Ausência de interesse, de prazer e de alegria de viver. Desencanto, lentidão, prostração e tédio. Considerada um transtorno psicológico relacionado ao humor, de causas muitas vezes indefinidas. Sonhos não realizados, frustações, perdas, luto, envelhecimento com isolamento e doenças características, podem ser fatores desencadeantes. O estado melancólico, quando prolongado, pode gerar agravamento dos sintomas e evoluir para a depressão.
DEPRESSÃO: é considerada um transtorno psicológico que acontece após um longo período de acentuadas alterações emocionais e comportamentais. Apresenta um grau profundo de tristeza e outras manifestações como angústia, estresse, ansiedade, desesperança, fechamento em si mesma, baixa autoestima, baixa autoconfiança e perda de interesse pela vida. Doença eventualmente grave, que pode ser desencadeada por fatores bioquímicos, hereditários e genéticos. Pode surgir em qualquer fase da vida exigindo, normalmente, um longo período de tratamento. Torna a pessoa frágil e vulnerável. Afeta os relacionamentos, a saúde e o desempenho. Apresenta quadro progressivo, caso não seja tratada adequadamente, podendo levar à morte.
“Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá”…
Gilberto Gil – Música: Andar com fé
GENTIAN
GORSE - Ulex europaeus
DESESPERANÇA
Remédio Floral para aqueles que desistiram da luta pela vida. Perderam a coragem, o vigor e a disposição de enfrentamento das adversidades. Deixaram-se dominar pelo desânimo profundo, como se todas as suas luzes interiores tivessem se apagado, aceitando viver na escuridão. Perderam a fé e a esperança em dias melhores e na possibilidade de serem felizes. Tornaram-se pessimistas. Desistiram de si mesmas. Vivem por viver.
Quando doentes, embora considerem inútil qualquer forma de tratamento, aceitam ajuda apenas para agradar seus entes queridos. Não acreditam em perspectivas promissoras de alivio e de cura para suas dores e sofrimentos.
PALAVRAS – CHAVE
DES NIMO – DESENCORAJAMENTO – DESESPERANÇA – DESISTÊNCIA – PESSIMISMO – RESIGNAÇÃO
– DES NIMO: ausência de ânimo, de vigor e de coragem, diante do perigo e de situações que exigem disposição de espírito, determinação, força de luta e tomada de decisão. Desacorçoo.
DES NIMO PROFUNDO: desânimo de grande intensidade, que parece vir do fundo da alma. É o desânimo em seu pior grau, excessivo, quando a pessoa se entrega à situação e desiste de enfrentar as provações impostas pela vida.
– DESENCORAJAMENTO: falta de coragem, de ânimo, de estímulo e de fé diante dos acontecimentos.
– DESESPERANÇA: ausência de esperança. Perda da capacidade de acreditar na vida e de ter expectativas em relação ao futuro. Sentimento de total perda de confiança e de força de luta por dias melhores. Ausência de luz interior. Estado de escuridão da alma.
– DESISTÊNCIA: ato de renúncia voluntária a alguma intenção, objetivo ou propósito de vida. Abdicação de algo importante que se desejava e pelo qual vinha empreendendo esforços, na expectativa de obter bons resultados. Abandono da luta por dias melhores.
– PESSIMISMO: estado de espírito que leva a pessoa a ver apenas o lado negativo das coisas e a esperar que aconteça sempre o pior.
– RESIGNAÇÃO: ato de submeter-se à vontade de alguém ou a um determinado acontecimento que se considera inquestionável, insuperável. Aspecto negativo: tendência a aceitar os fatos da vida de modo conformista, sem questionar-se e sem tentar qualquer intervenção no sentido de alterar ou minimizar seus efeitos. Esse é um dos tipos de comportamento que caracteriza o estado emocional negativo de Gorse. Aspecto positivo: aceitação das provas da vida e adoção de atitudes de enfrentamento e superação.
Vê, nessa manhã tão linda
Vê, como é bonita a vida
Vê, há ESPERANÇA ainda!
Vê, as nuvens vão passando
Vê, um novo céu se abrindo
Vê, o sol iluminando
Por onde nós vamos indo.”
Paulo Soledade – Música: “Estão voltando as flores”
- Você poderá complementar informações, acessando:
GORSE
HORNBEAM - Carpinus betulus
PREGUIÇA DAS SEGUNDAS-FEIRAS DE MANHÃ
Remédio Floral indicado aos que sentem dificuldade para iniciar, com disposição e energia, o dia de trabalho. As tarefas rotineiras lhes parecem excessivas, monótonas e cansativas. Tendem a se deixar dominar pela falta de ânimo, de entusiasmo, de disciplina e pela preguiça física e mental. Inventam desculpas para disfarçar a má vontade de enfrentar o fardo da rotina cotidiana. Falta-lhes envolvimento real com o trabalho e acabam por adiar a execução do que têm pela frente, evitando compromissos e responsabilidades. Apesar de toda insatisfação e má vontade, que afetam o desenvolvimento do trabalho e a criatividade, costumam cumprir com suas obrigações. Tendem a Investir sua disposição e energia na realização de atividades que lhes dão prazer.
Muita dificuldade para lidar com organização e estruturação do trabalho e dos aspectos materiais da vida, inclusive do gerenciamento financeiro, gastando ou investindo em falsos projetos e prazeres.
PALAVRAS – CHAVE
ADIAMENTO/ PROCRASTINAÇÃO – CANSAÇO/ FADIGA – COMODISMO/ MOLEZA/PREGUIÇA – DES NIMO – DESORGANIZAÇÃO – DESPRAZER – VONTADE FRACA
– ADIAMENTO/PROCRASTINAÇAO: atitude de deixar para depois, para mais tarde, para outra ocasião ou outro dia, a realização de algo que deveria ser feito agora. A pessoa tende a evitar ou prolongar o tempo de execução de tarefas sob sua responsabilidade, interferindo na produtividade, na qualidade do trabalho e dos relacionamentos. Em termos pessoais pode resultar em estresse, perda do autocontrole, irritabilidade, ansiedade, frustração, sensação de culpa e baixa autoestima, podendo evoluir para um quadro de depressão. Adiamento e Procrastinação são palavras de significados semelhantes e podem ser usadas uma no lugar da outra, sem que se altere o sentido de uma frase ou de um parecer.
– CANSAÇO/FADIGA: são palavras de significados semelhantes, costumeiramente usadas como sinônimos. Ambas associadas a uma situação de redução da capacidade física e/ou mental, decorrente de trabalho prolongado ou excessivo. Entretando, apresentam características diferentes, a saber:
CANSAÇO: estado resultante de esforço realizado ao longo de determinado período. Por exemplo, ao final de um dia de muito trabalho. Pode gerar desconforto, esgotamento e necessidade de um espaço de tempo para recuperação das forças.
FADIGA: estado resultante de trabalho prolongado e excessivo, que tende a reduzir a resistência física e a capacidade de concentração mental e de concretização de tarefas. Por exemplo, ao final de uma semana de trabalho exaustivo. É um cansaço que vai se acumulando, dia após dia e que, perdurando, tende a provocar dificuldade para conciliar o sono, irritabilidade constante, aumento do nível de estresse. Poderá evoluir, provocando outras doenças, em decorrência do estado físico e emocional da pessoa.
– COMODISMO/MOLEZA/PREGUIÇA: são palavras de significados semelhantes, costumeiramente usadas como sinônimos e associadas a uma prostração diante de situações que exigem interesse e empenho, a saber:
COMODISMO: modo de proceder de uma pessoa que coloca seus interesses e conveniências acima de tudo, evitando dificuldades e responsabilidades. Inadequação. Preguiça. Egoísmo.
MOLEZA: falta de vigor, ânimo, empenho, diante de uma situação que requer envolvimento e resolução. Abatimento, indiferença, lentidão, passividade, apatia.
PREGUIÇA: estado de abatimento e moleza, de causa psíquica ou orgânica, que induz ao desânimo, indolência e à inatividade. Aversão e evitação ao trabalho ou ao estudo; negligência, desleixo, morosidade. “Fazer corpo mole” é uma expressão característica de referência a uma pessoa preguiçosa. A preguiça, entretanto, tem sido objeto de estudos pela Psicologia, em seus vários aspectos, manifestações e significados.
– DESÂNIMO: ausência de ânimo, de interesse, de vigor e de coragem, frente a situações que exigem disposição de espírito, determinação, força de luta e tomada de decisão. Desacorçoo. Desalento, diante da falta de concretização de expectativas.
– DESORGANIZAÇÃO: falta de organização. Desarranjo ou perda da ordem reinante.
– DESPRAZER: ausência de prazer, de satisfação, de alegria. Descontentamento, desagrado.
– VONTADE FRACA: falta de energia e determinação para enfrentar a realidade cotidiana, com suas circunstâncias, controvérsias, problemas e desafios. Falta de capacidade para manter o foco, conduzir e controlar suas ações para realização de suas tarefas diárias e de seus objetivos maiores. (A força de vontade, ao contrário, é, uma força psicológica espontânea, um impulso que motiva e mobiliza pensamentos, emoções, sentimentos e ações em direção à concretização dos sonhos e objetivos de vida).
- Você poderá complementar informações, acessando:
HORNBEAM
SCLERANTHUS - Scleranthus annuus
INDECISÃO FRENTE A DUAS POSSIBILIDADES
Duas vozes interiores contraditórias, ambivalentes, querendo se fazer ouvir e predominar sobre a outra.
Uma a dizer: – “ Vem por aqui!”
A outra, a contestar: “ Não! Por ali é mais seguro”.
Indecisão, Incerteza. Dúvida cruel. Dilema.
Monólogo interior. Inquietação mental. Dificuldade para compartilhar sofrimento.
Estado mental de hesitação entre duas possibilidades.
Receio de fazer a escolha errada e ter que se deparar, lá na frente, com as pedras do caminho.
Falta de determinação, de firmeza de propósito. Dificuldade de posicionamento, como se vivesse eternamente “em cima do muro” ou “pulando de um lado para o outro”, sem chão, sem eixo, sem equilíbrio. Propensão a perder tempo e oportunidades.
Estado de ânimo alternado, como o pêndulo de um relógio, pra lá e pra cá, sucessivamente, sempre donimado pela indecisão. Ambivalência. Instabilidade de humor, chegando a experimentrar estados extremos, como alegria e tristeza, riso e choro.
PALAVRAS – CHAVE
AMBIVALÊNCIA – DESEQUILÍBRIO – DILEMA – DÚVIDA – HESITAÇÃO – INCERTEZA – INDECISÃO – INQUIETAÇÃO
– AMBIVALÊNCIA: existência simultânea, e com a mesma intensidade, de dois sentimentos ou duas ideias com relação a uma mesma coisa e que se opõem mutuamente.
– DESEQUILÍBRIO: falta de proporção entre forças opostas, desarmonia. Instabilidade mental e emocional. Falta de autocontrole, moderação e prudência.
– DILEMA: necessidade de escolha entre duas saídas difíceis e contraditórias, entre duas alternativas opostas. Tende a criar muita confusão mental.
– DÚVIDA: estado de desconfiança, suspeita, incerteza em relação a ideias, fatos e opiniões. Hesitação entre duas ou mais possibilidades de escolha, decisão e ação.
– HESITAÇÃO: estado de dúvida, de falta de firmeza diante da necessidade de decidir entre duas ou mais alternativas; de posicionar-se resolutamente diante dos fatos e situações da vida.
– INCERTEZA: falta de certeza, de convicção, de autoconfiança e de constância de atitudes.
– INDECISÃO: dificuldade de tomar decisões. Falta de determinação e firmeza diante da necessidade de resolução de um assunto. Incapacidade de decidir sem hesitação. Vacilação.
– INQUIETAÇÃO: estado de agitação e desassossego físico e mental que conturba a paz e a tranquilidade.
"Decisão"
SCLERANTUS
WILD OAT - Bromus ramosus
FALTA DE PROPÓSITO DE VIDA
Remédio Floral indicado para pessoas que têm grande expectativa de realizar alguma coisa importante na vida, mas não têm certeza sobre o rumo, a direção a seguir. Não conseguem definir sua verdadeira vocação, tendem a buscar novas oportunidades de trabalho, sem que encontrem satisfação e prazer naquilo que executam. Falta-lhes segurança, objetividade, firmeza e capacidade para lidar com as adversidades, tensões e desafios e para concretizar suas expectativas. Como não sabem o que querem, apresentam dificuldade para equilibrar interesses pessoais e profissionais e para estabelecer e manter relacionamentos saudáveis. Sentem-se descontentes e frustradas pela falta de perspectiva de definir seus verdadeiros valores, dar sentido real à sua vida e de encontrar seu verdadeiro lugar no mundo.
PALAVRAS – CHAVE
FALTA DE DIREÇÃO E PROPÓSITO – FRUSTRAÇÃO – INCERTEZA – INDECISÃO – INQUIETAÇÃO – INSATISFAÇÃO – INSEGURANÇA –TÉDIO
– FALTA DE DIREÇÃO E PROPÓSITO: DIFICULDADE PARA DEFINIR rumos a seguir e de dar um sentido maior e mais profundo à vida. Gera busca incessante, insatisfação crônica, inquietação e infelicidade. Tende a desencadear ansiedade, desânimo e até depressão. Incapacidade de ouvir e de reconhecer o verdadeiro chamamento da Alma.
– FRUSTRAÇÃO: sentimento de desânimo e impotência diante da dificuldade de concretização de uma expectativa. Caracteriza-se pela privação da satisfação de uma necessidade. Uma decepção que tende a desencadear tristeza, agressividade, desesperança, perda da autoestima e da autoconfiança. Quando duradoura, pode levar à depressão.
– INCERTEZA: falta de certeza, de convicção, de autoconfiança e de constância de atitudes.
– INDECISÃO: dificuldade de tomar decisões. Falta de determinação e firmeza diante da necessidade de resolução de um assunto.
– INQUIETAÇÃO: estado de agitação e desassossego físico e mental que conturba a paz e a tranquilidade.
– INSATISFAÇÃO: ausência de satisfação. Descontentamento, aborrecimento, desprazer, pela dificuldade de realização daquilo que se deseja.
– IN/SEGURANÇA: ausência de segurança. Estado emocional em que a pessoa se vê tomada por uma sensação constante de desconforto, angústia, medo, nervosismo e ansiedade, por não acreditar em si mesma e em sua capacidade de realização. Apresenta dificuldade para definir os propósitos de vida, tomar decisões e conviver com pessoas que considera mais competentes. Pensamentos e atitudes autolimitantes. Propensa a desenvolver comportamentos compensatórios, como timidez, agressividade, arrogância, dominação, como estratégias, conscientes ou inconscientes, para suportar e conviver com seus conflitos emocionais.
-TÉDIO: Aborrecimento, fastio, desgosto.
"Pés na estrada"
WILD OAT
III – CERTEZA E SEGURANÇA
CERTEZA
Firmeza que tem uma pessoa em relação ao que pensa, ao que afirma, decide e toma como base para empreender suas ações.
Estado de espírito caracterizado pela crença de que se está na posse da verdade, depois de superadas as dúvidas e os questionamentos, dando à pessoa sustentação para agir sem vacilação, de acordo com seus princípios e valores. Proporciona autoconfiança, serenidade, constância de atitudes e capacidade de persuasão.
Convicção plena, íntima ou expressa, fundamentada em princípios morais, nos imperativos do coração e nos ditames da consciência e da alma.
SEGURANÇA
Percepção interna de uma pessoa em relação aos recursos intelectuais e morais que possui e que os considera necessários para lidar, de forma harmoniosa, com as questões do cotidiano, adversidade se desafios.
Estado emocional de equilíbrio na definição dos propósitos de vida, na tomada de decisões, no planejamento, organização e execução das atividades, sem usar de subterfúgios e procrastinação.
Capacidade de avaliar competências pessoais e profissionais, de reconhecer suas limitações e vulnerabilidades diante de algumas situações, sem perder a autoestima. De rever escolhas e de refazer rumos, usando de iniciativa e criatividade.
Capacidade de estabelecer relacionamentos saudáveis, visto que consegue reconhecer seus próprios valores e o das pessoas com as quais convive. Sempre atenta, busca lidar com seus sentimentos e os dos outros de forma respeitosa, sensata e agradável.
A fé e a esperança, sentimentos mais profundos de sua alma, ajudam-na a manter esse estado emocional de equilíbrio em quaisquer momentos ou circunstâncias da vida, iluminando sua mente, seu coração, seus passos e seus caminhos.
IV - VIRTUDES BÁSICAS
Clique para obter descrição específica de cada Remédio Floral
V - REMÉDIOS FLORAIS EM ORDEM ALFABÉTICA
FLOR | • REMÉDIO • NOME CIENTÍFICO DA PLANTA |
DESCOBERTA • ORDEM • DATA • LOCAL |
DESEQUILÍBRIOS | QUALIDADES CURATIVAS |
---|---|---|---|---|
.CERATO Ceratostigma willmottiana |
• 8ª - 1930 • Cromer • Norfolk |
• Falta de confiança no próprio julgamento e nas decisões tomadas • Busca conselhos |
• Auto confiança • Convicção • Força interior, seguindo sua intuição |
|
.GENTIAN Gentiana amarella |
• 11ª - 1931 • Kent |
• Desânimo devido reveses de causa conhecida • Falta de Fé • Dúvida Melancolia • Depressão |
• Fé • Ânimo • Perseverança • Otimismo |
|
.GORSE Ulex europaeus |
• 13ª - 1933 Marlow Buckingham-shire |
• Desolação • Desesperança • Desânimo profundo • Pessimismo, desistindo da luta |
• Esperança • Força de luta • Visão de novas perspectivas |
|
.HORNBEAM Carpinus betulus |
• 26ª - 1935 • Primavera • Sotwell |
• Fadiga mental • Preguiça frente aos trabalhos rotineiros do dia a dia • Dificuldades, aborrecimentos • Adiamento de tarefas; procrastinação |
• Entusiasmo • Interesse • Energia para realizar trabalhos rotineiros |
|
.SCLERANTHUS Scleranthus annuus |
• 9ª - 1930 • Cromer • Norfolk |
• Dificuldade de decisão e escolha entre duas alternativas • Hesitação • Incerteza • Oscilações de humor |
• Rapidez de decisão e ação • Estabilidade • Equilíbrio |
|
.WILD OAT Bromus ramosus |
• 19ª - 1934 • Sotwell |
• Indecisão, incerteza sobre o rumo, a direção a seguir na vida • Pânico • Insatisfação, tédio e frustração |
• Propósito de vida bem definido • Clareza sobre vocação, talentos e capacidade de realização |
“Só levo a CERTEZA de que muito pouco sei, ou nada sei”…
Almir Sater – Música: “Tocando em Frente”