Grupos > Grupo 5 > Hipersensibilidade a Influências e Opiniões Externas
I - HIPERSENSIBILIDADE A INFLUÊNCIAS EXTERNAS
Os quatro Remédios Florais deste grupo retratam estados emocionais de pessoas hipersensíveis a ideias e opiniões e, tão suscetíveis a influências, que acabam por assumir para si verdades alheias, modificando sua conduta e desviando-se de seus propósitos originais de vida.
São quatro modos diferentes de perceber e enfrentar a realidade do cotidiano e as situações difíceis e desafiadoras da vida. Decorrem da falta de conexão com a verdade interior, da tendência a ceder à dominação, da não aceitação, contestação e hostilidade e da falta de reconhecimento da própria individualidade.
A hiper/sensibilidade retrata uma sensibilidade acima do normal, excessiva, a qualquer tipo de estímulo. Caracteriza-se pelo alto grau de fragilidade e desequilíbrio emocionais. Representa um risco em potencial para a saúde, pela tendência da pessoa a se envolver em demasia nas situações, a distorcer os fatos, a se ofender ou se melindrar muito facilmente e a reagir de forma extremada, principalmente diante de forte pressão e estresse.
Gera dúvidas, incertezas e doenças. Interfere, costumeiramente, na qualidade das ações e dos relacionamentos. Geralmente está associada a experiências dolorosas do passado ainda não superadas e à dificuldade em lidar assertivamente com sentimentos e emoções.
II - SENSIBILIDADE EXCESSIVA
ESTADOS EMOCIONAIS EM DESEQUILÍBRIO
Clique para obter descrição específica de cada Remédio Floral
AGRIMONY - Agrimonia eupatoria
MÁSCARAS DA CONVIVÊNCIA
A personalidade Agrimony possui uma mente conturbada, intranquila e agitada. Tende a disfarçar sua ansiedade, angústia, preocupações, medos e outros conflitos internos, ocultando-os por trás de uma “máscara social” de animação e alegria. Aparenta bom humor e jovialidade e busca manter contatos amigáveis e livres de confrontos. Tem medo de ser rejeitada e faz todo o possível para agradar o outro. Evita vivenciar situações que poderiam colocar em cheque seu verdadeiro caráter e o lado mais sombrio de sua alma. Dificuldade para ser autêntica em seus relacionamentos e posicionamentos.
Propensa a fazer uso indevido ou excessivo de comidas, remédios, bebidas alcoólicas e drogas, como estratégia escapista de enfrentamento da realidade interna e externa, na tentativa de preencher seu vazio existencial.
PALAVRAS – CHAVE
ANGÚSTIA – ANSIEDADE – CONFLITO INTERNO – ESCAPISMO – EVITAÇÃO – INAUTENTICIDADE – INQUIETAÇÃO – NEGAÇÃO – PREOCUPAÇÃO – SUBTERFÚGIO – TORMENTO MENTAL – VICIAÇÃO
– ANGÚSTIA: sentimento estranho, vago, indefinido, confuso, incompreensível, impreciso, incerto. Muitas vezes bastante profundo, causando tormento, inquietação, expectativas exageradas, sofrimentos antecipados e dor física ou moral. Geralmente, ao se dizer angustiada, a pessoa manifesta uma linguagem corporal espontânea e comum, de levar as mãos ao peito, demonstrando sensação de sufoco e opressão. O que vai ao encontro do significado e da origem da palavra latina: “aperto”.
– ANSIEDADE: estado emocional característico da natureza humana diante da ameaça de um perigo real ou imaginário, indício de que algo iminente, desagradável, intimidativo ou perigoso está para acontecer. Citamos dois aspectos fundamentais: a ansiedade natural e a ansiedade patológica. A natural, adaptativa, que impulsiona nossas ações e nos faz “corres atrás “ dos nossos objetivos e enfrentar desafios e perigos reais que possam advir. A patológica, de reações intensas e desproporcionais aos fatos que a desencadeiam, em geral sem causa evidente. Aflige grande parte da população mundial, movida pela pressa e sentido de urgência diante das demandas contemporâneas pessoais e sociais. Provoca grande mal-estar físico e psíquico, com sintomas constantes de apreensão, angústia, aflição, nervosismo, tensão, preocupação excessiva e medo. Compromete o desempenho, causa sofrimentos antecipatórios e chega a desencadear diversos transtornos graves de saúde.
– CONFLITO INTERNO: estado mental de grande intranquilidade, provocado pela existência concomitante de ideias, interesses ou sentimentos acentuadamente antagônicos. Desencadeia reações ambivalentes e excludentes. Um dilema que mobiliza grande ansiedade, estresse, insegurança, baixa autoestima. Pode afetar o sono, interferir nos relacionamentos e provocar crises de pânico.
– ESCAPISMO: estratégia de enfrentamento de quem tende a fugir da realidade para livrar-se de situações desagradáveis, embaraçosas, estressantes ou opressoras, com o intuito de evitar envolvimento emocional, sofrimento, problemas e conflitos, passando a ocupar a mente com outras coisas e distrações.(Colocar a capa que envolve e encobre, com a finalidade de proteger).
– EVITAÇÃO: ato de quem tende a esquivar-se do contato e da convivência social, para não enfrentar situações em que necessite expor seus sentimentos, medos, falhas, imperfeições e inseguranças.
– IN/AUTENTICIDADE: in (negação prévia do sentido da palavra) + autenticidade = falta ou ausência de autenticidade. A pessoa que não é autêntica, não se mostra como verdadeiramente é. Age com dissimulação e suas atitudes não refletem seu verdadeiro caráter. esconde sentimentos e opiniões. Aparenta ser o que não é.
– INQUIETAÇÃO: estado de agitação e desassossego físico e mental que conturba a paz e a tranquilidade interior.
– NEGAÇÃO: ato de negar, de não admitir a verdade. De esconder os reais sentimentos, emoções, medos, angústias, ansiedades e preocupações. Capacidade de disfarçar a dor reprimida com fisionomia alegre, sorrisos e manifestações de bom humor, aparentando descontração e animação, “máscara social da alegria”, para encobrir a verdadeira identidade, os conflitos internos e a tristeza, muitas vezes, de si próprio.
– PREOCUPAÇÃO: ideia fixa, antecipada, sobre algo ou alguém. Mente dominada por pensamentos ruis, que perturbam a tranquilidade e a paz de espírito e que causam aflição, agonia, angústia, inquietação e sofrimentos antecipatórios, com consequências para a saúde física e emocional.
– SUBTERFÚGIO: pretextos que uma pessoa se utiliza para conseguir algo de seu interesse ou para esquivar-se de situações difíceis, com argumentos evasivos ou estratégias astuciosas e manipuladoras, para encobrir suas verdadeiras razões.
– TORMENTO MENTAL: sentimento intenso e persistente de aflição, angústia, inquietação, perturbação, agitação mental e dor moral.
– VICIAÇÃO: ato de adquirir algum vício ou dependência, como o uso incontrolável de bebidas alcoólicas e de drogas, intoxicando o organismo. Estratégia escapista extrema, que acaba desencadeando efeitos desastrosos à saúde física, psicológica e mental e ao convívio pessoal, familiar e social.
“Responda depressa quem se acha esperto
Quem sabe de tudo que é certo na vida
Porque que a cara feroz da mentira
Nos pode trazer tanta felicidade?
Porque que na hora da grande verdade
Às vezes o povo se esconde, se esquece?
Às vezes é sua inimiga, a verdade
Às vezes é sua aliada, a mentira
Aquilo que a vida nos dá e nos tira
Não anda de braços com a sinceridade.”
Sá & Guarabyra – Música: “Verdades e Mentiras”
VERDADE: O CAMINHO DA REDENÇÃO
- Você poderá complementar informações, acessando:
AGRYMONY
CENTAURY - Centaurium umbellatum
VONTADE FRACA
A personalidade Centaury apresenta-se educada, tranquila, dócil, amável e generosa em seu anseio de servir aos outros. Entretanto, não possui força de vontade suficiente para estabelecer limites de convivência que resguardem sua individualidade. Seus pensamentos e comportamentos são determinados pela tendência característica de ser facilmente influenciável e de submeter-se à vontade e dominação dos outros. Aparenta constante dificuldade para escolher e decidir com liberdade sobre seus caminhos e para dirigir, analisar, controlar e avaliar as próprias ações.
Denota grande carência afetiva, necessidade de agradar e dificuldade em dizer não. Tende a esquecer-se de si mesma, de seu poder e valor pessoal e a sujeitar-se, frequentemente, à autoridade do outro. Propensa a assumir carga excessiva de trabalho e a negligenciar seus limites de força interior e física, a ponto de esgotar suas energias e vitalidade, numa atitude de autoanulação e condescendência, que pode chegar à subserviência.
Mantém-se presa em si mesma, na expectativa de que suas atitudes venham a garantir a tão desejada recompensa de obter reconhecimento, carinho, cuidado e amor.
PALAVRAS – CHAVE
AUTOANULAÇÃO – CARÊNCIA AFETIVA – CONDESCENDÊNCIA – SUBMISSÃO – SUBSERVIÊNCIA – VONTADE FRACA
– AUTOANULAÇÃO: estado de quem se coloca em posição de inferioridade perante o outro, em todas as situações e contextos. Não leva em consideração suas opiniões, interesses, necessidades, esquecendo-se de si mesma, de seus sonhos, perspectivas e identidade única como ser humano. Tendência a colocar-se nas mãos dos outros, depositando neles a responsabilidade pela sua felicidade e completude.
– CARÊNCIA AFETIVA: estado emocional de quem se sente privado de atenção, de carinho e de amor, por parte das pessoas com as quais convive e sente afeição. Tendência de agradar as pessoas, para satisfazer seu desejo e necessidade de ser aceito, de receber manifestações de ternura e afeto e de ser respeitado.
– CONDESCENDÊNCIA: característica de pessoa que apresenta disposição para ceder aos desejos de alguém, em detrimentos dos seus próprios. Incapaz de se impor-se perante os outros, por fraqueza, medo da solidão e desejo de ser aceita e amada. Excesso de tolerância. Servilismo. (Condescender: abaixar-se, descer de nível)
– SUBMISSÃO: atitude caracterizada pela falta de autonomia e de independência e pela inabilidade em estabelecer relacionamentos saudáveis. Tendência a se sujeitar às solicitações e imposições alheias sem questionamentos, não levando em consideração seus pontos de vista e interesses pessoais, fazendo todo o possível para não desagradar ou afastar as pessoas. Dificuldade em dizer não. Condescendente em demasia, dedica seu tempo e energia ao atendimento das vontades alheias.(Submeter: ficar por baixo)
– SUBSERVIÊNCIA: atitude de submissão extrema, obediência irrestrita, excesso de humildade. Disposição incondicional e doentia de quem renuncia à sua superioridade ou dignidade, para aceitar uma situação de dominação.
– VONTADE FRACA: estado emocional de uma pessoa que denota falta de energia e de determinação para enfrentar a realidade e suas controvérsias, problemas e desafios. Dificuldade para posicionar-se perante outras pessoas e defender seus pontos de vista e interesses. Não coloca limites nas interferências externas e nas tentativas de dominação. Facilmente influenciável, não consegue pensar por si mesma. Muitas vezes tida como capacho, pela sua condescendência, submissão ou subserviência. (A força de vontade, ao contrário, é, uma força psicológica espontânea, um impulso que motiva e mobiliza pensamentos, emoções, sentimentos e ações em direção à concretização dos sonhos e objetivos)
VONTADE: MOLA PROPULSORA DA EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA E DO PROGRESSO
CENTAURY
HOLLY - Ilex aquifolium
NÃO ACEITAÇÃO
A personalidade HOLLY tem o coração fechado para o amor. Nega-se a oportunidade de realizar conexão afetiva com o outro e de compartilhar o lado bom e agradável da vida. Tende a viver contrariada com tudo e com todos, em constante estado de alerta, mantendo atitudes de desconfiança e hostilidade. Sente prazer em divergir e contestar. Apresenta dificuldade para aceitar críticas e opiniões alheias e para suportar fatos e situações dolorosas. Considera que o mundo todo se volta contra si, sentindo-se injustiçada e colocando-se em posição de defesa. Recusa-se a pedir, aceitar e oferecer ajuda. Tende a acreditar na má sorte, temer o fracasso e não perdoar seus próprios erros nem os de outrem. Denota insatisfação crônica, irritação e mau humor. Costuma expressar seu desagrado com ironia, sarcasmo e indignação. Predisposição ao ciúme, inveja e desejo de vingança, estados emocionais complexos que mobilizam sentimentos negativos difíceis de serem refreados. Remói raiva, rancor e ódio, que chegam a se manifestar de modo agressivo, dependendo da intensidade dos sentimentos reprimidos e das circunstâncias do momento.
Todos esses estados emocionais ocultam dores profundas, rejeições sofridas, expectativas não correspondidas, desejos não concretizados. Mobilizam energia negativa poderosa e destrutiva. Geram angústia, desgosto, insegurança, baixa autoestima, ansiedade, medo, culpa e frustração. Afetam o equilíbrio psicofísico e chegam a desencadear vários tipos de doenças, como estresse, depressão, tensão, dores e outros transtornos. Provocam, portanto, grande sofrimento, mas com frequência, sem que exista uma causa real para tanto infortúnio.
Os padrões de desequilíbrio do Holly revelam o lado escuro, hostil e impetuoso da alma humana, que bloqueiam o fluir do amor universal, impedindo-a de expandir sua luz fulgente e compassiva.
PALAVRAS – CHAVE
ABANDONO – AGRESSIVIDADE – CINISMO – CIÚME/INVEJA – CONFLITO INTERNO CONTRARIEDADE – DESGOSTO – DESTRUTIVIDADE – INDIGNAÇÃO – IRONIA/ SARCASMO – NÃO ACEITAÇÃO – RAIVA / RANCOR/ REVOLTA/ ÓDIO – SUSPEITA DES/CONFIANÇA – VINGANÇA.
– ABANDONO: Medo de que as pessoas que ama saiam de sua vida e deixem de satisfazer suas necessidades de atenção, afeto e carinho. Sensação de profunda de desolação, pelo receio de ser rejeitado e negligenciado em seu desejo de segurança. Tais medos acabam por gerar um estado de alerta constante, com atitudes de desconfiança, hostilidade e controle em relação às pessoas, como estratégia de autoproteção para evitar a dor e o sofrimento.
– AGRESSIVIDADE: estado emocional característico de quem apresenta disposição ou predisposição destrutiva, para dirigir ofensas, ameaçar, insultar, provocar, desafiar ou atacar outras pessoas, por atos ou palavras, com a intenção de humilhá-las e de prejudicar sua integridade física ou moral. Pode manifestar-se com intensidade variável, dependendo das circunstâncias do momento, da intensidade dos sentimentos e da capacidade de autocontrole dos envolvidos na contenda.
– CINISMO: atitude que manifesta descaso e rejeição pelas convenções sociais e moral vigente Afronta, atrevimento, audácia, descaramento, hostilidade. Tendência a zombar, caçoar e alimentar desconfiança em relação aos outros, como possível mecanismo de autoproteção, colocando sérias barreiras ao relacionamento saudável e à formação de vínculos afetivos.
– CIÚME – INVEJA: tidos, nos dicionários, como sinônimos. São estados emocionais complexos que envolvem sentimentos negativos obscuros, penosos, mesquinhos, que causam grande sofrimento. Mobilizam insegurança, baixa autoestima, desgosto, rancor, raiva, frustração, desejo de vingança. Sentimentos irrefreáveis, que se manifestam de maneira muito semelhante, mas apresentam um componente peculiar:
CIÚME: medo de perder, para outrem, algo que se tem. Receio ou suspeita de que a pessoa amada dedique seu interesse e afeto a outrem.
INVEJA: desejo de possuir o que pertence a outrem. É o chamado “olho gordo”. Causa grande tormento com o sucesso e extrema satisfação com o infortúnio alheio. (Considerada, na tradição católica, um dos Sete Pecados Capitais).
– CONFLITO INTERNO: estado mental de grande intranquilidade, provocado pela existência concomitante de ideias, interesses ou sentimentos acentuadamente antagônicos. Desencadeia reações ambivalentes e excludentes. Um choque de interesses de difícil resolução. Um dilema que mobiliza grande ansiedade, estresse, insegurança, baixa autoestima, afetando o sono e interferindo nos relacionamentos.
– CONTRARIEDADE: ato ou efeito de contrariar, de se opor ou resistir a algo, com o intuito de impedir ou dificultar sua realização. Divergência, contestação, hostilidade, aborrecimento.
– DES/GOSTO: falta de gosto. Ausência de prazer e de alegria, como consequência de um acontecimento triste, desagradável ou traumático. Provoca grande insatisfação, contrariedade, aborrecimento, desinteresse, amargura e desânimo. Chega a causar um estado de grande abatimento, que exaure a força vital e bloqueia a capacidade de relacionamento.
– DESTRUTIVIDADE: tendência a apresentar comportamento agressivo, decorrente de raiva, ódio, repulsa, revolta, com a intenção de destruir ou denegrir a imagem, argumentos e possibilidades de intervenção de outrem. Poder de produzir efeito negativo sobre algo ou alguém, com a intenção de arruiná-lo ou reduzi-lo a nada.
– INDIGNAÇÃO: sentimento de desprezo oposição, cólera ou aversão provocado por uma circunstância injusta, indigna ou revoltante.
– IRONIA – SARCASMO: estilos de linguagem que expressam o oposto do que a realmente a pessoa quer dizer. Diferença básica:
– IRONIA: usa de dissimulação, fingimento, disfarce, deboche, de maneira mais sutil e bem humorada.
– SARCASMO: usa de zombaria e escárnio, com caráter mais “tóxico”, provocativo e ofensivo.
– NÃO ACEITAÇÃO: dificuldade para aceitar críticas e opiniões alheias, suportar fatos e situações dolorosas e adotar novas posturas. Hábito de reclamar, contestar, fazer-se de vítima e culpar os outros por seus transtornos e desconfortos. Tendência a acreditar na má sorte, temer o fracasso e não perdoar seus próprios erros nem os de outrem. Recusa em pedir, aceitar e oferecer ajuda, afastando as pessoas. Mobiliza pensamentos destrutivos, mau humor, insatisfação, desânimo, raiva, inveja e frustração. Consome a energia vital, traz danos à saúde, afeta o desempenho, a qualidade de vida e os relacionamentos.
– RAIVA – RANCOR – REVOLTA – ÓDIO: estados emocionais que mobilizam energia negativa intensamente poderosa e destrutiva, que podem desencadear comportamentos agressivos e prejudicar relacionamentos. Limitam a vida, mesmo quando permanecem reprimidos dentro da pessoa. Ocultam dores profundas, rejeições sofridas, expectativas não correspondidas, desejos não concretizados, desgostos. Geram angústia, insegurança, baixa autoestima, ansiedade, culpa, frustração. Chegam a desencadear vários tipos de doenças, como estresse, tensão e dores físicas, depressão, cardiopatias, entre outras.
São palavras que apresentam significados semelhantes, todas indicativas de perturbação e aversão em relação a algo ou alguém. Parece-nos, porém, que cada uma delas indica um determinado grau de intensidade de sentimentos, sendo o ódio o mais carregado de energias destrutivas. Um rancor violento, uma aversão profunda e crônica, difícil de controlar e de superar.
SUSPEITA: opinião fundamentada em evidências incompletas, não comprovadas, a respeito de algo ou de alguém. Ideia imprecisa, dúvida, cisma, hipótese, suposição, desconfiança.
DES/CONFIANÇA: falta de confiança. Disposição de espírito que leva as pessoas a duvidar da sinceridade dos outros.
VINGANÇA: ato de vingar-se, de obter reparação de uma ofensa recebida, punindo o ofensor. Ato lesivo praticado em represália contra aquele que é ou seria o causador da afronta. Revide. O desejo de vingança nasce quando uma pessoa se sente agredida, ameaçada ou injustiçada pela atitude de outrem. Passa, então, a alimentar pensamentos e sentimentos negativos que causam grande sofrimento e danos emocionais e a arquitetar atos retaliativos, proporcionais aos sofridos, antegozando os resultados da desforra.
“…Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor,
lembre-se: se escolher o Mundo, ficará sem o Amor,
mas se escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo.”
Albert Einstein
O DESABROCHAR DO AMOR MAIOR, UNIVERSAL E INFINITO
- Você poderá complementar informações, acessando:
HOLLY
WALNUT - Juglans regia
SUSCETIBILIDADE A INFLUÊNCIAS EXTERNAS E DIFICULDADE DE ADAPTAÇÃO A MUDANÇAS
A personalidade Walnut apresenta-se extremamente sensível às influências externas, a ponto de permitir que outras pessoas do seu círculo de convivência, invadam sua individualidade com conceitos, ideias e opiniões conflitantes ou diferentes das suas. Nesses momentos, sente-se desorientada em relação aos seus verdadeiros propósitos e acaba por absorver os objetivos e convicções dessas pessoas, desviando-se do caminho que havia traçado para si mesma.
Tendência a apegar-se a coisas, fatos e vivências do passado e a ter dificuldade para romper com padrões de conduta já estabelecidos.
Sente-se desencorajada quando necessita realizar mudanças em sua vida, necessárias ou impostas pelas circunstâncias. Enfrentar a transição e a lida com os obstáculos decorrentes, gera angústia e sofrimento, o que também acaba por interferir e dificultar a adaptação. Sente-se incapaz de transitar com leveza por novos caminhos e de abrir espaço para que aconteçam as mudanças e transformações necessárias em sua vida.
O Remédio Floral ajuda a transpor os desafios próprios de cada fase de vida, como primeira dentição, iniciação escolar, puberdade, gravidez e os decorrentes de decisões relevantes, como escolha da profissão, mudança de emprego, casamento, e tantas outras que colocam em cheque a capacidade de adaptação a mudanças. Fortalece a individualidade e a impulsiona a tomar nas mãos as rédeas de seu destino.
PALAVRAS – CHAVE
AUTENTICIDADE – DIREÇÃO DE VIDA – HIPERSENSIBILIDADE/SENSIBILIDADE – INADAPTAÇÃO – INDIVIDUALIDADE – INFLUENCIAÇÃO – MUDANÇA – TRANSIÇÃO
– AUTENTICIDADE: é a capacidade que tem uma pessoa de pensar e agir de acordo com seus princípios e valores. É identificada, reconhecida e valorizada como sendo verdadeira em todas suas atitudes e relacionamentos. A pessoa autêntica assume o que é, em qualquer circunstância, despertando a confiança, admiração e respeito dos outros.
– DIREÇÃO DE VIDA: caminho a seguir, na busca da autorrealização e da concretização dos sonhos e objetivos de vida. Orientação que inspira e impulsiona uma pessoa a tomar as rédeas de sua própria vida e inclina a conduzi-la segundo seus princípios, anseios e necessidades. A dificuldade para escolher e definir o rumo que quer dar à própria vida, tende a deixar a pessoa desorientada e suscetível de ser influenciada pelas ideias e opiniões alheias.
– HIPERSENSIBILIDADE: sensibilidade excessiva, que tende a levar a pessoa a se envolver emocionalmente de forma exagerada, interferindo em suas ações e relacionamentos.
– SENSIBILIDADE: capacidade para perceber, captar, sentir, expressar sentimentos e reagir rápida e compassivamente diante de pessoas, grupos, situações especiais e fatos do cotidiano. Tendência natural para sentir empatia, ternura, simpatia, pela humanidade. Percepção aguda, profunda e intuitiva da realidade. Delicadeza.
– IN/ADAPTAÇÃO: Falta de adaptação. Condição de uma pessoa que apresenta dificuldade de ajustamento às circunstâncias, condições, desafios da vida e ao meio social em que vive. Demonstra pouca ou nenhuma capacidade para enfrentar e conviver com a imprevisibilidade, transtornos e desconfortos decorrentes de uma situação de mudança. Dificuldade, ainda, para superar o período de transição, fazer os ajustes necessários e viver em harmonia com o novo.
– INDIVIDUALIDADE: O modo de ser de uma pessoa, singular e irrepetível, com toda a bagagem que a torna única, distinta e diferente de todas as outras pessoas: características físicas, emocionais, conhecimento, desenvolvimento intelectual e moral, ideologia, poder de escolha, aptidões e traços típicos. Conjunto de atributos peculiares de uma pessoa, que caracteriza sua personalidade e pelo qual é reconhecida no seu meio social.( IN/DIVÍDUO: não divisível, uno )
– INFLUENCIAÇÃO: efeito que as ideias, opiniões, crenças e valores de outras pessoas exercem sobre nosso pensamento, de forma tão convincente, a ponto de nos deixarmos subjugar por elas, alterando e limitando nossa conduta e nos afastando de nossos objetivos. Tendência a receber e absorver, sem muita reflexão, as impressões e influências do mundo externo. Suscetibilidade.
– MUDANÇA: alteração da forma de pensar e agir, com objetivo de adaptar-se à realidade do momento e desenvolver estratégias facilitadoras para o enfrentamento dos constantes desafios do cotidiano. A prontidão para a mudança depende basicamente do grau de consciência da pessoa sobre a necessidade de apropriar-se de si mesma, de sua individualidade e de dar novos rumos à sua vida.
– TRANSIÇÃO: ação de passar de uma fase de vida para outra, de um estágio evolutivo, condição, situação, estado de coisas, de um lugar, para outro. Passagem. Estado intermediário. Período de tempo que decorre entre o final de um processo e o início de outro, entre dois acontecimentos, geralmente importantes. Momento de vida que instiga a rever posturas, romper padrões e hábitos do passado e transitar por novos caminhos, abrindo espaço para que aconteçam as mudanças e transformações necessárias.
“A casca resistente da noz, envolvendo e protegendo a semente
das influências externas que poderiam limitar suas chances de
ser si mesma, única,e de transformar-se em uma exuberante árvore”
INDIVIDUALIDADE: QUALIDADE DE UM SER UNO, SINGULAR, INDIVISÍVEL
- Você poderá complementar informações, acessando:
WALNUT
III - SENSIBILIDADE
Sensibilidade é a capacidade que tem a criatura humana de perceber, reconhecer e expressar sentimentos de forma harmoniosa. Tendência natural para sentir ternura e empatia pela humanidade, conectar-se cordialmente com o outro e agir delicada e compassivamente.
Possui percepção aguda, profunda e intuitiva da realidade, característica que lhe permite captar mensagens que transcendem a capacidade de percepção pelos sentidos. Propensão a conectar–se com a essência divina de seu Eu Superior e com as vibrações sutis do Universo.
Esse lado bom da sensibilidade, que lhe possibilita perceber e sentir intensamente a si mesma, o outro e o mundo, também a induz a realizar as transformações necessárias em sua vida. Assim, poderá aceitar sua verdade interior sem medo e sem máscaras, com serenidade e paz mental. Livre de influências negativas, de dominações e contrariedades, conseguirá impulsionar sua força de luta, enfrentar desafios e adaptar-se a mudanças, resgatando e fortalecendo sua individualidade. Desbloqueando e expandindo o amor que estava aprisionado no coração, fonte verdadeira de luz e vida, recurso infinito, dádiva divina capaz de unir todas as criaturas e salvar o mundo.
IV - VIRTUDES BÁSICAS
Clique para obter descrição específica de cada Remédio Floral
V - REMÉDIOS FLORAIS EM ORDEM ALFABÉTICA
FLOR | • REMÉDIO • NOME CIENTÍFICO DA PLANTA |
DESCOBERTA • ORDEM • DATA • LOCAL |
DESEQUILÍBRIOS | QUALIDADES CURATIVAS |
---|---|---|---|---|
.AGRIMONY Agrimonia eupatoria |
4ª - 1930 Cromer Norfolk |
.Oculta sentimentos verdadeiros e se relaciona como se usasse uma “máscara social” de alegria e bom humor, para disfarçar sua dor .Tortura mental .Tendência a ter atitudes escapistas |
.Capacidade em reconhecer, aceitar e trabalhar suas verdades interiores .Autenticidade nos relacionamentos. .Paz mental .Recuperação da alegria |
|
.CENTAURY Centaurium umbellatum |
7ª - 1930 Cromer Norfolk |
.Vontade fraca .Dificuldade em dizer não .Submissão |
.Força de vontade ativa .Determinação para seguir seu caminho sem se deixar influenciar nem subjugar e pelos outros |
|
.HOLLY Ilex aquifolium |
34ª - 1935 Verão Sotwell |
.Dificuldade em aceitar o “não” .Mau humor .Ciúme, inveja .Raiva, revolta .Ódio, suspeita .Desejo de vingança .Tendência à agressividade |
.Abre o coração ao Amor Universal .Aceitação .Gentileza .Compaixão .Harmonia interior |
|
.WALNUT Juglans regia |
30ª - 1935 Primavera Sotwell |
.Deixa-se influenciar facilmente por ideias, opiniões e convicções alheias desviando-se de seus reais objetivos .Dificuldade de adaptação a mudanças |
.Rompe laços energéticos de influência .Protege e fortalece a individualidade .Facilita a adaptação |
“ Somente quando permitimos que a dúvida,
a depressão, a indecisão e o medo se insinuem em nós,
é que nos tornamos sensíveis às influências externas”
Dr. Edward Bach