VIRTUDE BÁSICA: ALTRUISMO
Capacidade que tem a pessoa de controlar suas tendências e inclinações individualistas, e de contextualizar não apenas suas opiniões, interesses, necessidades e bem-estar. Acatas também os das pessoas com as quais se relaciona, empreendendo ações que priorizam o bem comum e ampliam suas possibilidades de convivência harmoniosa e agradável..
Habilidade de perceber o outro como outro, com suas diferenças; de respeitá-lo em sua individualidade e de valorizar suas qualidades e experiências de vida, as quais foram construídas a partir de crenças, valores, princípios e modo particular de ver e de estar no mundo.
Qualidade de quem é capaz de manter seu foco de atenção na outra pessoa e de dar um passo em sua direção procurando acolhê-la e ouvi-la, colocando-se em seu lugar, para melhor compreender seus sentimentos, emoções e reações frente à situação que está vivenciando. Comporta-se de maneira a valorizar a existência do outro, mantendo atitudes de amor, abnegação e solidariedade.
Capacidade, enfim, de estabelecer uma ressonância emocional e espiritual com o outro, possibilitando a ambos o ampliar de suas capacidades de conviver, de se comunicar, de amar e de ser feliz.
A alma, liberta das correntes do egoísmo, do vazio interior e da solidão, expande-se em direção ao outro, preenchida por fortes vibrações de simpatia, empatia, alteridade, altruísmo e compaixão.