Pular para o conteúdo

SISTEMA FLORAL DE BACH: IMAGENS, PALAVRAS, SIGNIFICADOS.

Arbustos > Honeysuckle

REMÉDIO FLORAL: HONEYSUCKLE
ARBUSTO: Lonicera caprifolium
NOME EM PORTUGUÊS: MADRESSILVA
FAMÍLIA: CAPRIFOLIACEAE

honeysuckle01-grande
Clique na imagem para ampliar
honeysuckle01-1-grande
Clique na imagem para ampliar

Planta de escalada, nativa do sul da Europa e Ásia. Considerada planta cosmopolita, presente na maior parte do mundo, com inúmeras variedades.

Há muito tempo aclimatada no Brasil. Trepadeira largamente cultivada e utilizada de forma decorativa perto de casas, em jardins, cercas vivas, revestimento de paredes, muros, pergolados e caramanchões, criando belos efeitos estéticos. Sua floração exuberante, com grande poder de cobertura, favorece  seu cultivo também como cortina de proteção da privacidade, em jardins residenciais.

Em estado selvagem pode ser encontrada na orla de bosques e sobre o dossel das florestas. Planta perene. Crescimento rápido e floração contínua, desde que o clima permaneça quente. Prefere solo com drenagem elevada e amplo espaço para o crescimento rápido de suas raízes. Podas depois da floração são eficientes para direcionar seu crescimento futuro.

Arbusto volúvel, ou seja, possui hastes que se enrolam de forma espiral ao redor de um determinado suporte, para poder crescer e manter-se ereto. Seus ramos compridos como cipó adaptam-se, assim, sobre outras espécies, de forma irregular e incerta, sem lhes causar prejuízo. Difícil, portanto, precisar o seu real tamanho.

Na sua trajetória em direção à luz, nos caminhos que percorre com suas muitas ramificações flexíveis, lenhosas e entrelaçadas, a  Lonicera caprifolium vai envolvendo outras plantas e se agarrando firmemente, lembrando a escalada das cabras nas montanhas.

Há séculos reconhecida como planta ornamental, comestível e medicinal. Desde a Antiguidade vem sendo utilizada em infusão de flores secas para curar infecções das vias respiratórias. Na atualidade, estudos revelam sua eficácia no tratamento de vários sintomas físicos e emocionais,  com indicações de uso interno e externo.

Principais partes utilizadas são as folhas, flores , frutos e sementes. Suas diversas propriedades curativas, possibilitam seu uso pela Medicina  Chinesa, Aromaterapia e como Remédio Floral.

Mantém-se enraizada no solo durante toda sua vida; novas raízes brotam dos galhos que entram em contato com a terra, ao se estenderem para longe da planta, gerando oportunidade de nascimento de um novo arbusto.

Ramos jovens são macios e apresentam cor verde avermelhada, mas com o passar do tempo tornam-se fibrosos e acinzentados.

honeysuckle02-grande
Clique na imagem para ampliar
honeysuckle02-1-grande
Clique na imagem para ampliar

FOLHAS simples, opostas, ovaladas, sem pecíolo ou haste de sustentação, muito brilhante, textura semelhante a couro. Soldadas na base, de modo que o caule parece atravessá-las.

honeysuckle03-grande
Clique na imagem para ampliar
honeysuckle03-1-grande
Clique na imagem para ampliar

BOTÕES das flores são vermelhos, em forma de tubos longos e finos, com as extremidades fechadas.

honeysuckle04-grande
Clique na imagem para ampliar
honeysuckle04-1-grande
Clique na imagem para ampliar

Ao se abrirem, as pétalas se enrolam para trás, expondo a cor branca de seu interior, e seus longos e finos estames com anteras carregadas de pólen. São múltiplas FLORES individuais brilhantes, vermelhas por fora e brancas por dentro no dia da polinização, tornando-se amareladas no dia seguinte.

FLORES   bonitas e aromáticas, de perfume doce, delicado e sutil durante o dia, atraem beija-flores  em busca de seu néctar, com seu  bater de asas imperceptível e inaudível, de vibrações intensas simbolizando suavidade, doçura, alegria, delicadeza e amor.

honeysuckle06-grande
Clique na imagem para ampliar
” FLOR E O BEIJA FLOR”
“Essa é uma velha história
De uma flor e um beija-flor
Que conheceram o amor…”
Compositores:
Tchula e Marília Mendonça
WhatsApp Image 2021-02-01 at 21.54.13
Clique na imagem para ampliar

Perfume adocicado fica mais profundo e intenso durante a noite, atraindo insetos para a polinização. Mariposas com seus hábitos noturnos, como a planta, conseguem desfrutar de seu néctar;  para elas as  flores parecem, intencionalmente, reservar o seu  melhor sabor.

Mariposas são símbolo da transformação através da morte, de renascimento e de imortalidade, pelo processo de metamorfose que lhes é característico, de se fechar em seu casulo, de usar todos seus recursos internos para sua transformação e de ressurgir completa e independente com todo seu potencial de vida.

As flores são usadas para fazer xarope, em tratamentos fitoterápicos, pelas suas propriedades medicinais. Utilizadas, também, na produção de óleos essenciais, perfumes, sabonetes, cremes e outros artigos de perfumaria.

São comestíveis, podendo ser consumidas principalmente em saladas.

honeysuckle07-grande
Clique na imagem para ampliar
honeysuckle07-1-grande
Clique na imagem para ampliar

FRUTOS pequenos, vermelhos, agrupados no final do caule, contém várias sementes, que necessitam de luz para se desenvolver. São tóxicos e devem ser cozidos antes de ingerir e consumidos preferencialmente, em pequenas quantidades.

SEMENTES: estudos revelam sua eficácia para tratamento de doenças inflamatórias e infecciosas do sistema urinário; ação diurética. Depois de secas, devem ser condicionadas em lugares que apresentem menor humidade possível.   

honeysuckle08-grande
Clique na imagem para ampliar

Com as flores da Lonicera caprifolium, no verãode 1935, em Sotwell, o Dr. EDWARD BACH preparou HONEYSUCKLE, a 35ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo método BOILING ou de Fervura. 

ESTADO EMOCIONAL CARACTERÍSTICO DE QUEM NECESSITA DA ESSÊNCIA

Preso às memórias do passado, tristes ou felizes. Nostalgia. Saudades.

POTENCIAL CURATIVO DA ESSÊNCIA – BENEFÍCIOS DO USO

Desapego e liberação da mente para viver o presente com alegria e vitalidade.

HONEYSUCKLE emana energia envolvente e profunda, que flui através de corações e mentes. Ajuda na liberação dos sentimentos de saudade e nostalgia, na aceitação do novo, na abertura de uma nova e profícua perspectiva de vida. Enfim, uma maior percepção e vivência da realidade, em sintonia com o “Eu Superior”.

PECULIARIDADES

–  É uma espécie considerada invasora, em vários países, incluindo Estados Unidos, México, Nova Zelândia, Argentina e Brasil, ou seja, oriunda de outras regiões, penetra e se aclimata em matas nativas, onde não era antigamente encontrada, prolifera sem controle e passa  a representar ameaça para o equilíbrio do ecossistema.

–  O termo “LONICERA” foi usado pela primeira vez em 1753, por Carl Linné (1707-1778), botânico, zoólogo e médico sueco, considerado o pai da taxonomia moderna, criador da nomenclatura binária, ou seja, aquela que designa o nome científico de cada espécie com duas palavras: o nome do gênero e o epíteto específico, normalmente um adjetivo que qualifica o gênero.( Ex:   – Gênero: Lonicera   – Epíteto: Caprifolium )

Carl Linné adaptou ao latim o nome de Adam Lonitzer – ADAMUS LONICERUS,  médico, naturalista e botânico alemão, (1528-1586), famoso pela sua edição revisada do Herbário do médico alemão  Eucharius Rösslin (1470–1526).

LONICERA é um gênero botânico pertencente à FAMÍLIA das CAPRIFOLIACEAE, conhecida pelo nome de MADRESSILVA.

CAPRIFOLIUM é uma palavra de origem latina, formada pela junção de capra,ae = cabra e folium,i =folha. Significa “cabra folha” ou ” FLOR de CABRA”.

–  HONEYSUCKLE é uma palavra composta por “HONEY”, que significa mel, doçura, adoçar e “SUCKLE”, que significa alimentar, amamentar, criar. Palavras que nos reportam a momentos felizes vividos no passado, ao lado de pessoas queridas. Envolvimento afetivo que dá sustentação, ao longo da vida, para enfrentar desafios e viver a realidade em sintonia com nosso “Eu Superior”.

–  No “Pequeno Dicionário Michaelis Inglês Português-Português Inglês, a palavra HONEYSUCKLE significa MADRESSILVA.

MADRESSILVA é  uma palavra originária do latim medieval matrisilva, composta por matre = mãe e silva, ae = selva, floresta, mata: ” Mãe da selva”.

Há quem associe a Madressilva a casamentos, como símbolo do compromisso assumido e da palavra empenhada. É especialmente usada para expressar o amor, sobretudo em laços de família e de amizade. O néctar de suas flores simboliza a “docura da Alma”. Há uma crença de que o cultivo de Honeysukle nos jardins traz sorte às pessoas e ajuda a atrair dinheiro.  

– Dáfnis e Cloé, são personagens de um romance escrito por Longo (Longus de Lesbus), no Século II d.C, que conta sobre dois jovens dois jovens abandonados pelos pais que viviam no campo, em plena harmonia com a natureza e, sob a bênção dos deuses, se apaixonaram intensamente e juntos aprenderam as artes de um  amor inebriante, sensual e pudico, terno e violento.

Entretanto há uma lenda antiga, associada a essa história, de que o casal só podia se ver quanto floresciam as madressilvas e que Dáfnis, então, na ânsia de rever a amante, teria pedido a Eros, o deus do Amor, para que  a madressilva florescesse mais vezes e, assim, pudessem estar mais tempo juntos, no que foi atendido

plugins premium WordPress