VIRTUDE BÁSICA: LIBERTAÇÃO DO PASSADO
Capacidade que tem uma pessoa de analisar profundamente o contexto das experiências vividas, com seus desafios, adversidades, acertos e erros, alegrias e sofrimentos.
Faculdade de reconhecer os temas e histórias que fazem parte de sua vida e que sustentaram suas escolhas e decisões até o momento e de lhes dar o verdadeiro peso e valor. De entender a maneira como tais experiências influenciaram a construção de sua história individual e única. De avaliar seu estado emocional, rever sentimentos, reorganizar com muito cuidado seus pensamentos e de estabelecer novos limites, possibilidades de ação e propósitos para sua vida.
Aptidão que a leva a lembrar-se com alegria e gratidão das pessoas com as quais conviveu no passado, longínquo ou recente. Reconhece a importância que tiveram em sua vida e como a enriqueceram de afetos e experiências, positivas ou não, mas que hoje lhes dão sustentação para buscar e manter uma convivência humana saudável, fraterna e compassiva.
Capacidade de enfrentar as dificuldades do presente sem se refugiar emocionalmente nas experiências e lembranças de um passado sem volta, perdido no tempo e no espaço. Convicta de que reviver e remoer sentimentos e pensamentos tristes, cultivar nostalgias e saudades, só a fariam atualizar e perpetuar dores e sofrimentos e viver como se os dias de hoje não lhe trouxessem mais esperanças e novos horizontes.
Sua alma se regozija, liberta de um passado que agora aceita e respeita, sempre pronta a enfrentar a realidade do momento. Segue, então, o curso natural de sua jornada evolutiva, transmitindo e deixando fluir vibrações de júbilo que a impulsionam construtivamente rumo ao futuro.