Arbustos > Hornbeam
REMÉDIO FLORAL DE BACH – HORNBEAM
HORNBEAM – CARPINUS BETULUS
NOME EM PORTUGUÊS: CARPA (CARPINO)
FAMÍLIA CORYLACEAE
ÁRVORE forte, resistente, cuja altura pode chegar a 30 metros e, facilmente, atingir a idade de 200 anos. Cônica quando jovem, vai crescendo ovóide e tomando forma regular, densa e arredondada, formando coroa espessa e de bela folhagem.
Comum no sul da Inglaterra, em parques, grandes gramados e nos campos, comumente usada como cerca viva, pois tolera muito bem as podas regulares. Forma bosques puros. Acompanha o desenvolvimento das civilizações desde que o homem começou seu processo de sedentarização. Prefere solo úmido, rico e argiloso. Transmite vibrações de energia revitalizante a quem dela se aproxima para desfrutar de sua sombra.
TRONCO estruturado, forte, estriado, às vezes torcido.
CASCA cinza esverdeado, macia, lisa, quando jovem, vai adquirindo com a idade aparência musculosa, anelada, estriada, podendo apresentar rachaduras. Tronco e galhos mais velhos adquirem tom mais escuro, castanho acinzentado.
MADEIRA compacta, pesada, muito dura, flexível e resistente, muito adequada para lenha. De alto poder calorífico, produz carvão de boa qualidade. Usada para construir tábuas de escultura, rodas de carroça e de moinho de vento, cavilhas de engrenagem em máquinas simples, peças de xadrez, alças de ferramentas e vários outros produtos que requerem esse tipo de madeira.
Hornbeam deve seu nome inglês à sua madeira. Horn: chifre Beam: viga = “Viga dura como um chifre”
FOLHAS ovais, alternadas, medindo até 9 centímetros, apresentam veios proeminentes que lhes dão textura nervurada característica, de aparência plissada e margem serrilhada.
DECÍDUA. Suas folhas verde escuro por cima e mais pálidas por baixo na primavera, mudam para um amarelo dourado no outono e caem no inverno.
MONÓICA, ou seja, flores femininas e masculinas crescem na mesma árvore, mas em catkins separados. São esverdeadas e aparecem após as folhas.
FLORES MACHO, são peludas, pendentes em uma estrutura estreita e cilíndrica, comprimento aproximado de 4 centímetros e são maiores que as femininas. Produzem o pólen que é disseminado pelo vento. FLORES FÊMEAS, também crescem na ponta de pequenos brotos laterais, as brácteas e, depois da polinização, dão origem aos frutos. Ao florir, a árvore emana intensas vibrações de vitalidade e força.
FRUTOS: pequenas nozes chatas e ovais, com uma semente na base da bráctea de três lóbulos; a princípio de cor verde e amarelados ao amadurecer. Estrutura alada, lembram uma asa delta, que, dispersa ao sabor do vento e vão se afastando da árvore mãe, até chegarem ao solo.
Com as flores de Carpinus betulus, na primavera de 1935, em Sotwell, o Dr. EDWARD BACH preparou HORNBEAM, a 26ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo método BOILING ou de fervura.
ESTADO EMOCIONAL CARACTERÍSTICO DE QUEM NECESSITA DA ESSÊNCIA
Fadiga mental. Preguiça frente aos trabalhos rotineiros do dia a dia, aborrecimento. Dificuldades para lidar com o que é preciso fazer. Adiamento de tarefas.
POTENCIAL CURATIVO DA ESSÊNCIA – BENEFÍCIOS DO USO
Entusiasmo, interesse, força, energia, organização e prazer na realização de trabalhos do cotidiano.