Árvores > Oak
REMÉDIO FLORAL: OAK
ÁRVORE: Quercus robur
NOME EM PORTUGUÊS: CARVALHO
FAMÍLIA: FAGACEAE
ÁRVORE de grande porte, presença imponente, atinge 45 metros de altura. Longeva, podendo viver entre 500 a 1000 anos. Há referências de espécies na Inglaterra que já ultrapassaram os 1000 anos de idade. COPA arredondada, compacta e extensa. Raízes profundas. Há muito tempo plantada ao longo das ruas, bosques e parques, como árvore de sombra. Aparência acolhedora. Gosta de luz. Umas das árvores sagradas dos druidas, árvore da vida para os celtas.
TRONCO se ramifica muito cedo, alto e resistente, não se curva com o vento forte. Casca brilhante, tornando-se, com a maturidade, marrom acinzentado, grossa e sulcada.
Do tronco partem GALHOS E RAMOS de forma um tanto quanto irregular, espalhada e retorcida. Importante fornecedor de MADEIRA, utilizada no passado na estrutura de edifícios, casas, pontes e frota imperial britânica. Particularmente adequada como madeira de lei, ainda hoje é utilizada em construções, pisos e adornos. DECÍDUA, ou seja, perde suas folhas no inverno.
FOLHAS alternadas, hastes curtas, fortemente lobuladas, cor verde forte característica.
Ao longo do outono, tornam-se castanho amareladas, persistindo na árvore até o inverno. Secas, no chão, tornam-se marrons, manchando com a umidade e o passar do tempo. FLORES desabrocham na primavera, à medida que as folhas emergem. Flores masculinas e femininas brotam separadamente, na mesma planta.
FLORES MACHO, em amentilhos pendentes verde amarelado, nos brotos do ano anterior.
FLORES FÊMEAS, menores, nascem muito discretamente no meio das folhas, sozinhas ou em pares.
Seu FRUTO é o ACORN uma bolota oval de até 4 centímetros de comprimento, que brota de longos pedúnculos, verde a princípio, castanho ao amadurecer. Importante fonte de alimento para animais silvestres, pequenos mamíferos, veados e javalis. Com as flores da Quercus robur, no início da primavera de 1933, em Felbrigg, região de Cromer, o Dr. EDWARD BACH preparou OAK, a 14ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo método Solar.
ESTADO EMOCIONAL CARACTERÍSTICO DE QUEM NECESSITA DA ESSÊNCIA
Trabalha demais, esconde o cansaço, não respeita seus limites ignora sinais e apelos do corpo e da mente. Rigidez de princípios e atitudes. Teimosia, irritação, impaciência, desânimo. “Guerreiro cansado”.
POTENCIAL CURATIVO DA ESSÊNCIA – BENEFÍCIOS DO USO
Flexibilidade de julgamento e de ação. Aceitação e respeito dos seus limites individuais. Recuperação e equilíbrio da força de vida.
PECULIARIDADE Não poderíamos deixar de fazer uma pequena citação sobre um dos usos “nobres” da madeira do Carvalho: os famosos “Tonéis de Carvalho”, utilizados para “condicionar, amadurecer e envelhecer” o vinho. São barris confeccionados com a madeira de várias espécies de Carvalho, em todas as partes do mundo.
Há muitos sites que tratam do assunto. Entretanto, no site www.tintosetantos.com encontramos informações acessíveis e interessantes e, de lá, extraímos o que segue: “Ao escolher um barril, o enólogo sempre considera a origem da madeira e a sua idade, em função do estilo de vinho que deseja produzir”. “A França é o maior produtor de barris de carvalho da Europa, e a espécie de carvalho mais predominante em seus barris é o Quercus robur, de granulação espaçada, capaz de produzir barris mais porosos, que permitem maior oxigenação e fornecem toques de café, manteiga, baunilha, pimenta, cedro, cravo e outras especiarias, dependendo da localização da floresta.”