Pular para o conteúdo

SISTEMA FLORAL DE BACH: IMAGENS, PALAVRAS, SIGNIFICADOS.

Árvores > Pine

REMÉDIO FLORAL: PINE
ÁRVORE: Pinus sylvestris
NOME EM PORTUGUÊS: PINHEIRO SILVESTRE
FAMÍLIA: PINACEAE

pine01-grande
Clique na imagem para ampliar

ÁRVORE CONÍFERA, ou seja, que pertence a uma classe de plantas que produzem sementes expostas, não abrigadas em um fruto e, sim, revestidas em uma estrutura florífera e frutífera dura, grande, compostas de escamas, em forma de cone: as PINHAS. Árvore esguia, alcança altura superior a 30 metros. Crescimento rápido. Planta nativa do norte da Europa e da Ásia. Obteve um grande espalhamento em diversas regiões do mundo. Único pinheiro nativo da Grã Bretanha; desenvolve-se muito bem na Inglaterra Tolera uma variedade se solos, mas prefere os ácidos, úmidos e bem drenados, a pleno sol. EVERGREEN, ou seja, mantém suas folhas sempre verdes, mesmo no inverno, descartando apenas as agulhas danificadas e improdutivas.

pine02-grande
Clique na imagem para ampliar

Árvores montanhosas tendem a ser mais estreitas, galhos mais finos e compridos. Árvores de terras mais baixas, apresentam coroas mais arredondadas e irregulares, com galhos grandes. Habitualmente plantadas em caminhos e divisas entre propriedades, mas também se adaptam às condições urbanas e podem ser vistas em parques e jardins.

pine03-grande
Clique na imagem para ampliar
pine04-grande
Clique na imagem para ampliar

TRONCO ereto. Na parte inferior sua casca costuma ser grossa, aparentemente sulcada, quebradiça, rachando em placas. Na parte superior é fina, manchada e escamosa . MADEIRA de elevada densidade, comercialmente utilizada na construção de móveis, casas e postes. De sua resina se obtém, por destilação, a Terebentina, um dos diluentes ideais para tintas a óleo sobre tela, vernizes e polidores. Dela também se extrai o Óleo Essencial de Terebentina, recomendado principalmente para banhos desintoxicantes durante o inverno.

pine05-grande
Clique na imagem para ampliar

FOLHAS em forma de agulhas estreitas, duras e pontudas, semelhantes às do Larch, porém mais curtas. Nascem em pares nos brotos curtos, de 3 a 7 centímetros, verde escuro brilhante, às vezes verde azuladas. Duram de 3 a 6 anos. Os PINHEIROS são árvores MONÓICAS, ou seja, nascem cones femininos e masculinos na mesma árvore, em momentos separados. FLORES MACHO nascem primeiro, são amarelas, cilíndricas e ficam aglomeradas na base dos brotos novos. Medem de 5 a 8 centímetros. Produzem e liberam grande quantidade de pólen. FLORES FÊMEAS nascem depois das flores macho, crescem eretas, solitárias, em pares ou trios, nas pontas dos brotos, forma cônica, são de cor avermelhada e dão origem às pinhas amarronzadas.

pine06-grande
Clique na imagem para ampliar

FRUTO em forma de cone de madeira. São PINHAS marrom acinzentadas, talo curto, oval, 4 a7 centímetros de comprimento, escamas sem espinhos evidentes. Demoram para se abrir, geralmente entre o outono do 2º ano e a primavera do 3º ano, quando então liberam suas sementes. As SEMENTES amadurecem no outono do segundo ano das pinhas e são liberadas na primavera seguinte, após o que as pinhas caem inteiras das árvores. Têm uma pequena aba, são facilmente levadas pelo vento e chegam a cair a mais de 500 metros de distância da árvore mãe. AROMÁTICA. Sua seiva resinosa, ao sair do córtex da árvore, emana um cheiro característico.

pine07-grande
Clique na imagem para ampliar

Com as flores de Pinus sylvestres, na primavera de 1935, em Sotwell, o Dr. EDWARD BACH preparou PINE, a 22ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo método BOILING ou de Fervura.

ESTADO EMOCIONAL CARACTERÍSTICO DE QUEM NECESSITA DA ESSÊNCIA

Sentimento de culpa, auto reprovação, vergonha e remorso, que prendem ao passado e destroem a alegria de viver.

POTENCIAL CURATIVO DA ESSÊNCIA – BENEFÍCIOS DO USO

Auto perdão. Libertação. Sentir-se merecedor de novas chances e de novo recomeço.

PECULIARIDADE

Há muitos séculos o pinheiro é usado por povos cristãos como ÁRVORE DE NATAL, uma das mais populares tradições associadas à celebração das Festas Natalinas. O pinheiro é a Árvore de Natal que enfeita, hoje com muitas luzes e bolas coloridas, as casas de grande parte dos povos cristãos. Tradição que se originou na França ou na Alemanha, não se sabe ao certo, por ser uma árvore capaz de sobreviver às baixas temperaturas do inverno Europeu.

plugins premium WordPress