PINHEIRO é uma árvore conifera do gênero PINUS, da família PINACEAE.
Conífera, porque possui cones, as PINHAS, através dos quais se reproduz.
O pinheiro é uma das árvores mais comuns no mundo, totalizando cerca de 115 espécies. Formam grandes florestas caracterizadas por amplas áreas abertas, por onde a luz do sol chega até o chão de folhagens.
No Brasil, espécies que na verdade não fazem parte da família Pinaceae, como a Araucária (Araucaria angustifolia, pertencente à família Araucariaceae), mais conhecida como pinheiro-do-paraná, também são chamadas pinheiros,
Pinus sylvestris é uma árvore nativa do oeste e norte da Europa e da Ásia, cultivada como ornamental, pela madeira de excelente qualidade e valor comercial, conhecida como pinho de riga e pela resina da qual se extrai a terebintina, um dos diluentes ideais para tintas a óleo sobre tela, vernizes e polidores. Dela também se extrai o Óleo Essencial de Terebentina, recomendado principalmente para banhos desintoxicantes durante o inverno.
O Pinus sylvestris é a espécie com cujas flores o Dr. EDWARD BACH preparou PINE, a 22ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo método BOILING ou de Fervura, na primavera de 1935, em Sotwell.
Recomendada para pessoas que estão vivenciando forte sentimento de culpa, auto reprovação, vergonha ou remorso, que as prendem ao passado e destroem sua alegria de viver.
É o remédio do auto perdão e da auto aceitação, resgatando o amor próprio, caminho para a libertação da alma.
SIMBOLOGIA
Há uma grande diversidade de visões, em diferentes partes do mundo, sobre o Simbolismo do Pinheiro.
ÁRVORE considerada símbolo da IMORTALIDADE, pela permanência do “sempre verde” de suas folhas em todas as estações do ano, mesmo durante os ataques de ventos e tempestades dos invernos mais rigorosos e, também, pela não deteriorização de sua resina ao longo do tempo.
Igualmente considerada um símbolo de longevidade, vigor e resistência, por ser uma árvore que chega facilmente aos 250 anos de vida.
Símbolo do bom agouro, do poder vital e da força inquebrantável da criatura humana diante das adversidades da vida.
TRADIÇÃO
O pinheiro é a Árvore de Natal que enfeita, com muitas luzes e bolas coloridas, as casas de grande parte dos povos cristãos. Tradição que se originou na França ou Alemanha, não se sabe ao certo, por ser uma árvore capaz de sobreviver às baixas temperaturas do inverno Europeu.
PAÍS DE GALES
O Parque Nacional de Snowdonia , em galês: Parc Cenedlaethol Eryri, foi criado em 1951 como o terceiro parque nacional na Grã-Bretanha, após o Peak District e o Lake District . Abrange 2.140 km 2 e cobre partes dos condados de Gwynedd e Conwy. O nome em inglês para a área deriva de Snowdon , que é a montanha mais alta do país de Gales, com 1.085 m.
PINHEIROS DE DIVERSAS ESPÉCIES NO PARQUE NACIONAL DE SNOWDONIA – 2014