Pular para o conteúdo

SISTEMA FLORAL DE BACH: IMAGENS, PALAVRAS, SIGNIFICADOS.

Arbustos > Vine

REMÉDIO FLORAL: VINE
ARBUSTO: Vitis Vinifera
NOME EM PORTUGÊS: VIDEIRA – PARREIRA
FAMÍLIA: VITACEAE

A VIDEIRA é uma planta milenar, associada à história de sedentarização do homem, companheira de sua trajetória evolutiva ao longo de diferentes épocas. Seu cultivo para a produção de vinho é considerada uma das atividades mais antigas da civilização. Originária da Eurásia, espalhou-se por quase todo o mundo, o que possibilitou o surgimento de grande variedade de espécies, adaptadas às diversas situações de clima e solo. Hoje é cultivada em todas as regiões de clima temperado.

Vitis Vinifera é  a espécie mais conhecida do gênero de plantas arbustivas da FAMÍLIA VITACEAE e também a mais cultivada, na Europa, para a produção de vinho. É uma planta trepadeira, que necessita de um suporte para manter-se ereta.

vine02-grande
Clique na imagem para ampliar

O plantio de videiras é feito em fileiras alinhadas e cerradas.

vine03-grande
Clique na imagem para ampliar

Possui GAVINHAS ramificadas, opostas às folhas, garras por meio das quais se liga fortemente a outras plantas ou a suportes artificiais que lhes sirvam de apoio para o crescimento.

TRONCO retorcido, RAMOS flexíveis, RAIZES profundas.

vine-04
Clique na imagem para ampliar

CAULES delgados, flexíveis e revestidos por cascas destacáveis

No Brasil, os BROTOS nascem na Primavera. As FOLHAS são alternas, desprovidas de pelos, macias, simples ou compostas, geralmente repartidas entre cinco e sete lóbulos pontiagudos e irregularmente dentados.

vine05-grande
Clique na imagem para ampliar
vine06-grande
Clique na imagem para ampliar
vine06-1-grande
Clique na imagem para ampliar

FLORES hermafroditas, geralmente pouco vistosas, pequenas, com pétalas de cor verde pálido. Aparecem na parte superior dos ramos, no lugar das gavinhas.  São dispostas em cachos que vão decrescendo da base para o ápice, em forma piramidal e que vão dar origem à baga da uva.

vine-07
Clique na imagem para ampliar
vine07-1-grande
Clique na imagem para ampliar

FRUTOS são carnosos, suculentos e doces. Bagas globosas de cor verde, amarela, vermelha ou púrpura, contendo uma ou duas sementes com formato de pera. São as nossas tão conhecidas e maravilhosas UVAS. Os Cachos de Uva vão se pintando com suas cores naturais e a plantação vai adquirindo um colorido próprio e exuberante.  

A Videira é uma planta decídua ou caducifólia e perde suas folhas no Outono-Inverno, após realizar o acúmulo de reservas para a hibernação.

A planta que se agarra fortemente para se sustentar e se sobrepor, tem seus ramos cortados e perde, aqui,  o domínio de si mesma e a possibilidade de manter sua identidade e  seguir seu curso natural  de vida. Tal como o estado emocional VINE em desequilíbrio, que normalmente se caracteriza por uma história familiar de domínio desde a infância, sendo também “podado”, cerceado em suas ações ao longo da vida. A Planta sofrendo as consequências da falta de estrutura física e o homem, a falta de estrutura emocional para atuar de forma altruísta.

Como Vitis vinífera não crescia silvestre na Inglaterra, o Dr. EDWARD BACH solicitou a amigos da Suiça e Itália, em 1933, que preparassem VINE pelo método Solar e lhe enviassem a 18ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA. Atualmente também é preparada na Espanha.

ESTADO EMOCIONAL CARACTERÍSTICO DE QUEM NECESSITA DA ESSÊNCIA

Tendência ao autoritarismo e ao orgulhoso excessivo.  nsia de poder, domínio pela imposição da força, podendo ser tirano e cruel.

POTENCIAL CURATIVO DA ESSÊNCIA – BENEFÍCIOS DO USO

Determinação sem domínio. Liderança inspirada em participação e confiança. Desbloqueio do amor e da compaixão.

PECULIARIDADES

A VIDEIRA é uma das três árvores bíblicas tidas como “sagradas”, juntamente com a Oliveira e a Figueira. 

A Videira e a Oliveira sempre estiveram presentes na história da humanidade. Plantas cheias de bondade, que além de fornecerem alimento, com seus deliciosos frutos, possibilitaram a produção do Vinho e do Azeite, respectivamente, ligando e transformando a vida e as relações comerciais entre homens e nações.

Ambas sofreram e sofrem com a ação humana agressiva, porém necessária para garantir a produção de melhores frutos e uma boa safra. A OLIVEIRA, com o desbaste e poda de galhos para garantir seu formato, crescimento saudável, produção de melhores frutos e para facilitar a colheita. A VIDEIRA, com poda radical.

O CICLO ANUAL DE VIDA característico da VIDEIRA está diretamente ligado às Estações do ano, sendo a Primavera e Verão um ciclo de produção e o Outono e Inverno, um ciclo de descanso.

INVERNO: REPOUSO VEGETATIVO OU  DORMÊNCIA

É a fase de hibernação da planta, que acontece após a queda das folhas, durante parte  do Outono e todo o Inverno e que inclui a poda radical. A planta começa através dos cortes da poda a perder sua seiva por meio de um fenômeno chamado “choro”. 

Assim que a temperatura começa a subir, o solo se aquece e as raízes entram em atividade, absorvendo soluções minerais e água, que vão criando pressão dentro do caule. Como as plantas ainda não têm folhas por onde possam perder essa água, a pressão de água nos ramos aumenta e é eliminada ao cortá-los. 

PRIMAVERA

BROTAÇÃO: ocorre entre 20 e 30 dias após a fase do “Choro” e se constitui no despertar da planta após seu  adormecimento invernal. Primeiramente os brotos incham e, em seguida se abrem, deixando surgir as primeiras folhas.

FLORAÇÃO: geralmente após oito semanas do início da germinação surgem os pequenos cachos com minúsculas flores que se desenvolvem até estarem aptas a receber a fertilização. 

FRUTIFICAÇÃO E CRESCIMENTO DAS BAGAS: após as flores, acontece o nascer e o crescer dos frutos. A quantidade de uvas de um cacho varia de acordo com o tipo da uva, condições climáticas, tipo de solo e cultivo. 

VERÃO:  MATURAÇÃO

A maturação é um dos principais períodos, pois determina o momento e a qualidade da colheita. Somente as uvas “perfeitamente” maduras contêm as substâncias responsáveis pelo equilíbrio dos sabores e aromas do vinho 

OUTONO: QUEDA DAS FOLHAS

Após a colheita as folhas caem e a videira entra novamente no período de descanso de inverno.

Nesse período de dormência, sofre poda anual radical.

plugins premium WordPress