Árvores > Walnut
REMÉDIO FLORAL: WALNUT
ÁRVORE: Juglans regia
NOME EM PORTUGUÊS: NOGUEIRA
FAMÍLIA: JUGLANDACEAE
ÁRVORE vigorosa, alta, pode atingir 25 metros de altura. Seu crescimento é lento e vive mais de um século. Frequentemente encontrada em grandes jardins, parques e pomares. Gosta de espaço e sol pleno. Nativa da Ásia e Sudeste da Europa-região dos Balcãs. Seu nome científico deriva do latim Jovis ‘Júpiter’, mais glans ‘glande’, que significa “Bolota de Júpiter”, uma vez que na civilização greco-romana a nogueira era consagrada a Júpiter, o deus supremo dos romanos, presidente do conselho dos deuses, de quem emanava toda autoridade. Espécie amplamente cultivada desde a época dos romanos, originalmente por suas nozes comestíveis e depois por sua madeira de alta qualidade. Hoje há cultura de Nogueira em vários países, de produção comercial competitiva. China, Irã, Turquia e Estados Unidos, são líderes mundiais em plantio e gestão de excelência. Prefere solo profundo, organicamente rico e bem drenado e locais com muita luz.
TRONCO largo e curto, copa aberta, ampla e arredondada, galhos pesados, robustos e esparramados. Casca marrom oliva, lisa, quando jovem, desenvolvendo fissuras e estrias verticais em exemplares mais antigos. Madeira de elevada qualidade, muito apreciada em marcenaria, dada a facilidade de se trabalhar e polir, resultando em grande qualidade decorativa. Também é amplamente utilizada pela indústria de armas, portas e painéis de carros.
As FOLHAS apresentam-se em pares opostos ao longo do pecíolo e com uma única folha na extremidade. São ovais ou oblongas, de bordas lisas, verde brilhante na parte superior e mais claro na parte inferior.
Formação das FOLHAS é posterior à floração. As folhas possuem um óleo aromático e ao brotarem, expelem perfume característico que se espalha pelo calor e ao serem esmagadas.
Árvore DECÍDUA, folhas caducas, ou seja, caem no inverno. Árvore MONÓICA, flores masculinas e femininas na mesma árvore. Demora por volta de 20 anos para florescer.
FLORES MASCULINAS, mais numerosas, nascem em inflorescências cilíndricas pendentes, nos ramos do ano anterior, cor amarelada, produtoras do pólen.
FLORES FEMININAS, quase imperceptíveis, nascem em pequenos grupos, nas extremidades dos ramos do ano anterior, de cor esverdeada.
Após serem polinizadas pelo vento, as flores femininas transformam-se em um fruto drupáceo, que nasce nas pontas dos ramos, carnoso, contendo apenas uma semente, muito aderida à camada interna do fruto. Conhecido como noz inglesa, noz persa ou simplesmente noz.
A casca externa é verde e brilhante no início e vai escurecendo ao secar; relativamente carnuda, envolve um fruto de casca dura e grossa, arredondada ou oval, de cor castanha Casca muito resistente, forte, que protege uma única semente, uma noz comestível familiar e a torna imune às influências exteriores. Tal qual a Essência, que protege as pessoas das influências externas, fortalecendo sua individualidade.
Ao partir-se ao meio, o FRUTO revela uma semente enrugada, coberta de uma película de cor castanha, de estrutura semelhante aos hemisférios cerebrais. Com as flores de Juglans regia, na primavera de 1935, em Sotwell, o Dr. EDWARD BACH preparou WALNUT, a 30ª ESSÊNCIA FLORAL de seu SISTEMA, pelo método BOILING ou de Fervura.
ESTADO EMOCIONAL CARACTERÍSTICO DE QUEM NECESSITA DA ESSÊNCIA Deixa-se influenciar facilmente por ideias, opiniões e convicções alheias, desviando-se de seus reais objetivos. Dificuldade de adaptação a mudanças.
POTENCIAL CURATIVO DA ESSÊNCIA – BENEFÍCIOS DO USO Rompe laços energéticos de influência. Protege e fortalece a individualidade. Facilita a adaptação.
O FRUTO da Juglans regia é a conhecida NOZ COMESTÍVEL DO NATAL, saudável e deliciosa, popular nas Festas Natalinas e de Fim de Ano em várias partes do mundo. Também utilizado, em várias regiões, na fabricação de um óleo comestível muito apreciado.
PECULIARIDADE O género Juglans compreende cerca de vinte espécies, sendo a espécie Juglans regia a de maior importância econômica, principalmente pela qualidade dos seus frutos.